11 alunos da Academia – Universidade Sénior de Paços de Ferreira, acompanhados por duas professoras voluntárias e pela animadora da instituição, participaram numa visita a Bruxelas, no âmbito de uma mobilidade Erasmus+ para adultos.
A atividade, que se realizou entre os dias 24 e 27 de junho, estava integrada no Plano Erasmus+ para Adultos da Academia Profissional Prof. Albino de Matos – Associação, e proporcionou aos participantes “uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento sobre a União Europeia, as suas instituições e a herança cultural e histórica que une os países europeus”, revela aquela estrutura, em comunicado.
Durante a estadia na capital belga, o grupo visitou locais emblemáticos como o Atomium – símbolo da Expo 58 –, o parque Mini-Europa, que apresenta réplicas em miniatura de monumentos dos estados-membros, e a Casa da História Europeia, espaço dedicado à compreensão do passado comum europeu.
Os participantes exploraram ainda o Parlamentarium, centro de visitantes do Parlamento Europeu, onde ficaram a “conhecer o percurso da integração europeia e o funcionamento das instituições”, lê-se naa mesma nota.
A visita culminou no Hemiciclo do Parlamento Europeu, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o local onde os eurodeputados debatem e decidem políticas que moldam o futuro da União Europeia.
Esta mobilidade Erasmus+ foi uma “experiência formativa marcante para todos os envolvidos, promovendo o envelhecimento ativo, a cidadania europeia e o espírito de partilha e aprendizagem ao longo da vida”.