No ano em que assinala o seu décimo aniversário, a Academia LIPOR volta a promover mais uma edição da Universidade LIPOR, que decorrerá entre os dias 5 e 7 de novembro, na Casa das Associações, no Porto.
A iniciativa, que chega à sua 11ª edição, é promovida em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Associação Portuguesa de Business Intelligence (APBI) e a Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP).
Através destas sinergias, a Universidade LIPOR “visa capacitar jovens profissionais e recém-licenciados para os desafios e oportunidades emergentes no mercado de trabalho, num contexto cada vez mais marcado pela inteligência artificial, sustentabilidade e pelo papel transformador do desporto na sociedade”, revela a organização, em comunicado.
Durante três dias intensivos, os participantes terão acesso a sessões formativas, dinâmicas práticas e ao já reconhecido espaço de partilha ‘Career Talks’, que contará com a presença de profissionais de diferentes áreas, que irão relatar as suas experiências, percursos profissionais e estratégias de crescimento nas suas carreiras. Esta partilha de conhecimento permitirá aos jovens aprofundar a sua visão sobre o futuro das profissões, explorar diferentes caminhos e estabelecer contactos relevantes para o seu desenvolvimento profissional.
Mais do que uma ação de formação, a Universidade LIPOR pretende ser “uma plataforma de aprendizagem, inovação e networking, desenhada para potenciar a empregabilidade e a capacidade de adaptação dos jovens a realidades profissionais em constante transformação”.
Refira-se que, ao longo dos seus 43 anos de atividade, a LIPOR tem vindo a “consolidar um vasto know-how nas áreas da gestão de resíduos, economia circular, inovação ambiental e biodiversidade, que agora partilha através das ações desenvolvidas no âmbito da sua Academia”, sendo que a Universidade LIPOR é “uma das expressões mais significativas deste compromisso com a formação de gerações mais conscientes, informadas e preparadas para liderar a mudança”.