Penafiel foi reconhecida pela UNICEF como “Cidade Amiga das Crianças”, juntando-se, assim, a um núcleo que coloca os direitos, o bem-estar e a participação das crianças no centro das suas políticas e decisões. Segundo a UNICEF este estatuto incorpora a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) ao nível local, o que na prática significa que os direitos dos cidadãos mais jovens estão reflectidos nas políticas, programas e orçamentos do concelho.
Par a autarquia local este reconhecimento internacional é o “culminar de um trabalho contínuo” que visa “o desenvolvimento e promoção de ambientes seguros, saudáveis e inclusivos para todas as crianças e jovens do concelho”.
Assim, o selo de “Cidade Amiga das Crianças” traduz-e num “marco histórico para Penafiel, validando um percurso de investimento em áreas como educação, saúde, proteção social, participação infantil e o desenvolvimento urbano orientado para a infância”, lê-se numa nota da edilidade.

Para o autarca local, Antonino de Sousa, esta distinção, não é apenas “motivo de orgulho coletivo”, mas também responsabiliza para ações futuras, elencando que este reconhecimento é “fruto de muito trabalho, feito com os nossos técnicos, com as escolas e com as famílias”.
Refira-se que, este reconhecimento surge no âmbito da iniciativa Cidades Amigas das Crianças, promovida pela UNICEF Portugal, e coloca Penafiel, tal como outros municípios de Portugal e do mundo, no topo de uma lista que destaca quem garante o bem-estar das crianças.