Verdadeiro Olhar

Três primeiros jovens empreendedores instalam-se na Casa da Juventude de Paredes

 

Criado para acolher projectos ligados ao empreendedorismo e à integração no mercado de trabalho, o Polo de Empreendedorismo da Casa da juventude de Paredes recebe os três primeiros jovens que vão aí desenvolver os seus negócios.

Os contratos com a Câmara Municipal de Paredes foram assinados esta semana.

Cláudia Duarte Ferreira, advogada, vai integrar o Programa Coworking para Profissionais Liberais; enquanto Joana Sousa e Francisco Costa vão sediar as suas empresas na Casa da Juventude, no âmbito do Programa do Centro de Gestação de Ideias de Negócio.

 

Durante dois anos têm espaço a custo zero

Joana Sousa tem 28 anos e é licenciada em Serviço Social. Criou uma empresa dedicada à criação de artigos para bebé em Junho de 2016. Começou pelos acessórios mas quer avançar para uma linha de roupa para crianças. Por isso, quando teve conhecimento da possibilidade de incubação, por dois anos, na Casa da Juventude, apresentou uma candidatura.

A Laços d’Amor começou por questões práticas, numa altura em que estava desempregada. “Tenho dois filhos pequenos e não encontrava algumas peças no mercado que me interessavam. Comecei a fazer o design e a escolher materiais e a mandar fazer”, conta. Rapidamente a ideia se tornou num negócio. “Estamos já presentes em 30 lojas e queremos alargar, a nível nacional e também chegar a Espanha”, diz Joana Sousa.

No Polo de Empreendedorismo vai ter um espaço para receber clientes e fornecedores, onde não paga luz, água, nem internet ou limpeza. “É uma grande ajuda para quem está a começar ter um espaço a custo zero”, assume.

Também Francisco Costa, de 32 anos, vai usufruir das mesmas condições. O jovem criou a Comércio com Tradição também há cerca de seis meses e já emprega três pessoas. “Estamos voltados para a modernização e inovação no comércio tradicional, desde a gestão de clientes, ao design, publicidade e decoração”, explica.

Na Casa da Juventude, o empresário acredita que além de reduzir custos vão conseguir estar mais próximos do comércio local e de outras empresas que podem vir a apoiar na área do marketing.

Em Março vão lançar uma plataforma de divulgação do comércio tradicional, o http://comerciocomtradicao.pt/.