Verdadeiro Olhar

Três agrupamentos de escolas juntaram cerca de 4000 latas de conserva em concurso solidário

São três os agrupamentos de escolas da região que este ano embarcaram no desafio do concurso criativo inter-escolas “É Preciso Ter Lata Canstruction® Portugal“. Ao Agrupamento de Escolas de Eiriz, de Paços de Ferreira, que é repetente nestas andanças, juntam-se o Agrupamento de Escolas de Valongo e o Agrupamento de Escolas de Vallis Longus.

Depois de terem reunido, no total, cerca de 4000 latas de conserva, as equipas destas escolas vão construir, entre 30 de Março e 1 de Abril, no Pavilhão Municipal de Gondomar, as suas esculturas com latas de comida. Estarão a competir com outras 33 escolas de todo o país.

No final do concurso, as conservas serão entregues a instituições dos respectivos concelhos, para apoiar famílias carenciadas.

Em 2015, este concurso angariou 26 toneladas de alimentos distribuídas por 101 instituições de solidariedade e projectos comunitários de todo o país.

1500 alunos de Eiriz voltam a ser solidários

O “É Preciso Ter Lata!” é a versão portuguesa do evento criado pela Canstruction®, uma organização norte-americana sem fins lucrativos. Trata-se de uma causa contra a fome que desafia as escolas a participar num concurso através da construção de esculturas feitas com latas de comida. Depois da exposição, as obras de arte são desmanteladas e os alimentos angariados são doados às instituições de solidariedade social indicadas pelas escolas participantes, explica a organização. Desde que o projecto chegou a Portugal, em 2013, já foram construídas 63 esculturas e angariadas cerca de 37 toneladas de alimentos.

Desta vez, foram três os agrupamentos de escolas da região a aceitar o desafio de participar neste concurso solidário.

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Eiriz envolveu os seus 1500 alunos na recolha de latas de conserva. No ano passado, juntaram mais de 1600 latas de atum, salsichas, milho, ervilhas e feijão-verde que foram doadas ao Projecto “Escola Solidária”, do próprio agrupamento, e ao Centro Social e Paroquial de Carvalhosa, construindo uma escultura baseada na Capital do Móvel. Este ano, explica Lurdes Passadiço, professora responsável pelo projecto, as instituições beneficiárias são as mesmas, e a equipa da escola, constituída por quatro alunos e seis docentes, vai construir uma “Panela do Sabe(o)r” do tempo dos nossos avós (que será depois exposta a 9 de Junho na escola).

Escultura de 2015 do Agrupamento de Escolas de Eiriz

Para isso, foram angariadas 1400 latas de alimentos, com o apoio dos alunos e de empresas da comunidade, como o Minipreço Family de Meixomil, a Hélio Martins & Santos, Lda e a GásMaia. E contarão com mais mil latas, doadas por um dos patrocinadores do evento. “Um dos objectivos do nosso projecto educativo é valorizar a escola na comunidade. Com este projecto conseguimos envolver os alunos, os encarregados de educação e apelar à solidariedade”, refere a docente.

“Uma Trilobit@nullcom.lata” e um brinquedo tradicional representam Valongo

O desafio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Vallis Longus levou o agrupamento de escolas a participar também neste concurso. “Motivou-nos o desafio à criatividade aleado a uma causa social”, explica a professora Elsa Silva. Os professores das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica desenvolveram a ideia com os alunos e toda a comunidade educativa se envolveu, com a doação de latas de alimento. “Tivemos também a colaboração das conservas General com a doação de 24 latas de atum. Não solicitamos mais patrocínios  a empresas por considerarmos que é importante o envolvimento e sensibilização de todos os alunos”, afirma a docente.

Com as 1114 latas de sardinha, atum, ervilhas e feijão angariadas, a equipa de sete professores de Educação Visual e três alunos do 9.º ano vai construir uma escultura inspirada no brinquedo tradicional de Valongo – o camião. As latas recolhidas vão ser doadas à Junta de Freguesia de Valongo.

“Ao participar nesta iniciativa pretendemos que os nossos alunos percebam a pobreza existente e que com pequenos gestos, todos juntos, podemos ser agentes de transformação social e mudar a realidade para que o mundo seja mais fraterno e justo”, sustenta Elsa Silva.


Inês Silva, professora contratada do Agrupamento de Escolas de Valongo, foi quem teve a ideia de juntar a escola a este concurso. Tínhamos um grupo de voluntariado na escola e achei que fazia sentido juntar as duas coisas”, refere. Todo o agrupamento participou na recolha de latas e agora sete alunos e três professores vão executar a construção da escultura, em Gondomar. Em meados de Março, já tinham atingido o objectivo das 400 latas necessárias para construir a obra, mas continuaram a recolher alimentos. A escultura vai representar uma trilobite – “Uma Trilobit@nullcom.lata”, é o tema.

As conservas serão doadas às Conferências de São Vicente de Paulo e à Associação Mãe d’Água. “O objectivo é participar e ajudar, ganhar um prémio seria só um extra. Queríamos despertar os jovens para a necessidade de participação e de ajuda ao próximo. Acho que isso deu frutos, porque já houve alunos a juntar-se ao grupo de voluntariado”, conclui a professora.