Na sequência da passagem da depressão Kristin, que deixou um rasto de destruição em várias zonas do país e do estado de calamidade decretado, a Câmara Municipal de Paredes está a prestar apoio ao Município de Leiria, com uma equipa de trabalhadores municipais e máquinas.
Assim, para fazer face principalmente “à destruição de vias e à queda de árvores, estão a ser efetuados trabalhos com retroescavadora e motosserras da autarquia para limpar e desobstruir o terreno, ações essenciais de mitigação dos efeitos provocados pela tempestade”, explica a autarquia.
O município de Paredes considera que, e em contextos de calamidade, “a cooperação e a entreajuda entre municípios” traduz-se numa “resposta célere e eficaz”, sendo fundamental “o espírito de solidariedade intermunicipal para a proteção das populações, dos territórios e das comunidades”.
Bombeiros de Lousada recolhem donativos
Também os Bombeiros Voluntários de Lousada se juntam ao apoio dado aos municípios afetados pelo temporal e estão a recolher bens que serão entregues às populações da região Centro.
A corporação pede produtos de higiene e limpeza, de alimentação e apoio básico, assim como materiais de construção, entre outros. A lista de bens consta da página de Facebook dos Bombeiros Voluntários de Lousada e inclui, por exemplo, baldes, vassouras, esfregonas, pás, sacos do lixo, detergente para lavar à mão, papel higiénico, desodorizantes, gel de banho, champô, sabonetes, produtos de higiene íntima, fraldas (tamanhos 5, 6 e adulto), leite em pó, barritas, bolachas, azeite, óleo e louça descartável. Também comoda para cães e gatos, roupas de cama, almofadas, mantas e cobertores, assim como telhas, cimento, silicone, lonas, telas de impermeabilização, madeira, alumínio parafusos e pregos, entre outros.
As entregas podem ser feitas até amanhã e os bens devem ser entregues acondicionados, em sacos ou caixas, para facilitar o transporte e a descarga.
Rotary de Paços de Ferreira em Leiria com viaturas cheias de esperança
Também elementos do Rotary Club de Paços de Ferreira estiveram hoje em Leiria e entregaram bens que foram angariados numa campanha de apoio às populações afetadas pelas intempéries.
A onda de solidariedade juntou empresas, instituições e particulares que conseguiram reunir alimentos não perecíveis, produtos de higiene, roupa de cama, cobertores, lonas, utensílios de limpeza e outros bens de primeira necessidade.



Os produtos foram entregues à junta da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes que fará a sua distribuição junto das famílias mais afetadas.











































