Verdadeiro Olhar

Tâmega e Sousa integra oficialmente a rede europeia de bio-regiões que pretende construir um futuro mais sustentável

A Bio-Região do Tâmega e Sousa foi oficialmente integrada na IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions, uma entidade que coordena e promove a cooperação entre estes espaços a nível internacional. Esta integração representa “o culminar de um trabalho conjunto, que envolveu diversas entidades e cidadãos da região, coordenado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, com o apoio dos seus 11 municípios, associações, instituições de ensino, produtores, empresas e organizações da sociedade civil”.

Esta adesão vai permitir a troca experiências com outras Bio-Regiões europeias, aceder a formação especializada nas áreas da sustentabilidade e da economia circular, bem como reforçar o reconhecimento institucional da região como referência em produção sustentável e alimentação saudável.

A cerimónia, que decorreu em Baião, contou com a presença dos autarcas da região do Tâmega e Sousa, representantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Associação AgroBio, da Confagri, de associações de desenvolvimento local, de cooperativas agrícolas, de confrarias gastronómicas, bem como de produtores e empreendedores dos setores do turismo e da restauração.

A Bio-Região do Tâmega e Sousa já conta com mais de 70 parceiros fundadores, e o processo de adesão continua aberto a todas as entidades, empresas e cidadãos interessados em contribuir para um modelo de desenvolvimento mais sustentável e integrado.