A Rota do Românico participa em mais uma edição da AR-PA — Bienal Ibérica de Património Cultural, nos dias 4 e 5 de dezembro, em Sintra, numa parceria com a entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Organizada pela empresa Spira e promovida pelo Município de Sintra e pela Fundação Cultursintra, a AR-PA 2025 vai dedicar-se ao tema dos centros históricos, numa data em que a Paisagem Cultural de Sintra celebra os 30 anos da classificação como Património Mundial da Humanidade.
As diversas atividades do evento decorrerão no Centro Cultural Olga Cadaval, no MU.SA, o Museu de Arte Moderna de Sintra e na Biblioteca Municipal de Sintra.
No espaço expositivo, a AR-PA 2025 contará com a presença de 57 projetos de mais de 60 entidades de referência do sector do património cultural.
O programa do certame, gratuito e aberto a todos, inclui as International Heritage Talks, a Masterclass sobre Comunicação em Património, o espaço Innovation Point, os Prémios Património Ibérico e inúmeras ações de Educação Patrimonial.

Na sexta-feira, dia 5, a gravação ao vivo do podcast “patrimonio.pt”, dedicada ao tema dos centros históricos, prevê cinco conversas com cerca de 20 profissionais. Uma das conversas, “Boas Práticas”, será moderada por Rosário Correia Machado, diretora da Rota do Românico e membro do Conselho Consultivo da AR-PA.
A AR-PA é o evento referência do sector do património cultural em Portugal, ponto de encontro privilegiado e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao património cultural.
A sua área expositiva, a diversidade de atividades científicas e profissionais e a sua programação social, lúdica e educativa resultam num evento único, referência no sector, e demonstrativo de como o património cultural pode ser uma fonte inesgotável de inspiração para todos.
Recorde-se que, a AR-PA — Bienal Ibérica de Património Cultural é o resultado da fusão, em 2017, da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR-PA, organizada pela Junta de Castela e Leão, que acontece em Valladolid desde 1998, com a Feira do Património, com a chancela da Spira, evento criado em 2013, em Portugal.
A primeira edição da AR-PA com este formato ibérico teve lugar na cidade de Amarante, entre 13 e 15 de outubro de 2017, tendo a Rota do Românico como entidade promotora. As edições seguintes decorreram em Loulé (2019), Leiria (2021) e Angra do Heroísmo (2023).
Em nota de imprensa, a Rota do Românico recorda que, no quadro da promoção do seu produto turístico-cultural, participou no corrente ano na FITUR, a Feira Internacional de Turismo, que decorreu em Madrid, na BTL, a Better Tourism Lisbon Travel Market (Lisboa), na Turexpo Galicia, o Salón Turístico de Galicia (Pontevedra) e na INTUR, a Feira Internacional do Turismo de Interior (Valladolid).
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.









































