A Rota do Românico foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2025, na categoria Projetos de Promoção Turística, nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viseu.
A distinção resultou da avaliação de 4671 consumidores que revelaram uma satisfação global de 82,60% nos testes e estudos de mercado realizados.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação implementado em Portugal pela empresa Five Stars Consulting, que mede anualmente o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas conferem aos seus utilizadores.
Este sistema baseia a sua avaliação nas cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores: a satisfação da experiência, o preço e qualidade, a intenção de compra/recomendação, a confiança na marca e a inovação.
Em 2025, na sua 8.ª edição, o Prémio Cinco Estrelas Regiões avaliou 1022 marcas nas diferentes regiões do país, envolvendo um total de 498.660 consumidores.
Recorde-se que a Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.