Rita Ribeiro, jovem xadrezista sub18, do Paredes Golfe Clube, conquistou o segundo lugar no Campeonato Distrital Absoluto e Feminino de Rápidas, da Associação de Xadrez do Porto. A prova realizou-se no passado sábado, 1 de junho, na Faculdade de Economia, da Universidade do Porto.
Ao longo das 11 rondas, Rita Ribeiro somou cinco pontos, resultado do mesmo número de vitórias e seis derrotas, garantindo o título e acrescentando mais de 30 pontos ao seu ELO FIDE, na vertente de partidas rápidas.
Este é mais um pódio alcançado pela xadrezista, natural da freguesia de Eiriz em Paços de Ferreira, nesta época 2024/2025, a primeira a defender as cores verdes do Paredes Golfe Clube, depois de se ter sagrado Campeã Distrital Feminina sub-18 de partidas Rápidas e ter obtido o terceiro lugar no Campeonato Distrital Absoluto de Partidas Clássicas.
Neste Campeonato, o Paredes Golfe Clube contou ainda com Diogo Carneiro, tendo o jovem sub16 terminou na 56.ª posição, com 4 pontos, e Leonardo Cardoso alcançou a 64.ª posição com 1 ponto.
Durante a manhã, decorreu a competição coletiva, onde o clube participou com uma equipa composta exclusivamente por jovens atletas dos escalões de formação, concluindo a competição na décima sexta posição, com uma vitória e sete derrotas.
Estes resultados seguem-se à participação do clube no Campeonato Distrital Absoluto de Partidas Clássicas da Associação de Xadrez do Porto, no qual foi a única equipa da região a participar, tendo enfrentado algumas das mais fortes equipas do panorama competitivo distrital, concluindo a competição com duas vitórias e cinco derrotas, tendo o clube ficado isento na última ronda.
Ainda em maio, Rita Ribeiro, aluna da Escola Secundária de Paços de Ferreira, esteve em destaque no 4.º Campeonato Felgueiras Xadrez, sendo a melhor xadrezista feminina na competição federada da quinta etapa disputada um dia antes. A jovem arrecadou também o troféu de melhor xadrezista feminina na classificação final agregada das cinco etapas da competição federada.
No âmbito do Desporto Escolar, o mês de maio foi também um mês de sucessos para os jovens xadrezistas do Paredes Golfe Clube, com Diogo Carneiro, a representar a Escola Secundária de Paços de Ferreira, a conquistar o terceiro lugar no escalão de iniciados na final da CLDE Tâmega da modalidade de Xadrez, realizada a 7 de maio na Escola Secundária de Lousada. Já no escalão de juvenis, outros dois xadrezistas do clube brilharam: Pedro Ferreira sagrou-se campeão individual da competição e Daniel Silva alcançou o quinto lugar. Ambos integraram ainda a equipa vencedora da competição por equipas, consolidando o sucesso coletivo da equipa da Escola Secundária de Penafiel.
Outro jovem em destaque foi Tomás Moreira o qual alcançou o segundo lugar no torneio de xadrez das AEC de Xadrez, organizado pelo Município de Penafiel.
Estes resultados demonstram “o forte compromisso do Paredes Golfe Clube com a formação de jovens talentos e confirmam o papel cada vez mais relevante do clube no xadrez federado e escolar da região do Tâmega e Sousa”, sublinha a coletividade, em comunicado.
Refira-se que, as sessões de treino decorrerem aos domingos, entre as 10h00 e as 12h00, na Club House do Campo do Aqueduto.