Publicidade

O PSD denunciou hoje que cerca de metade dos centros escolares de Paços de Ferreira têm falta de aquecimento, o que para o partido é preocupante, porque as temperaturas estão muito baixas e essas situações põe em causa “o conforto, o bem-estar e as condições básicas de aprendizagem das crianças”.

Em comunicado, os sociais democratas dizem que “a situação assume especial gravidade pelo facto de abranger não apenas o primeiro ciclo e o jardim de infância, mas também creches recentemente inauguradas, como é o caso do Centro Escolar de Eiriz, frequentado por “crianças muito pequenas e particularmente vulneráveis ao frio”.

O maior partido da oposição de Paços de Ferreira diz ter enviado um pedido de esclarecimento ao presidente da Câmara sobre esta matéria, exigindo “uma rápida resolução do problema, com a reposição integral do aquecimento em todos os estabelecimentos”, já que defende que “a garantia de condições adequadas nas escolas e creches deve ser uma prioridade absoluta do Município, sobretudo quando está em causa a saúde e o bem-estar das crianças”.

O VERDADEIRO OLHAR contactou a Câmara Municipal de Paços de Ferreira que esclareceu que as situações identificadas estão solucionadas, explicando que estes casos resultaram de “constrangimentos pontuais na distribuição de combustível, alheios à vontade do Município, que foram prontamente ultrapassados”.

Câmara vai adquirir no sistema de aquecimento para Centro Escolar de Eiriz

Sobre o Centro Escolar de Eiriz, a autarquia explica que a situação reportada “remonta à fase inicial da construção e do respetivo equipamento do edifício, o qual se revelou, infelizmente, subdimensionado face às atuais necessidades e capacidades de utilização”. Assim sendo, “trata-se de uma limitação estrutural que tem vindo a ser acompanhada pelos serviços municipais, estando o Município a desencadear o respetivo procedimento para aquisição de um novo sistema de aquecimento”.
A edilidade faz questão de dizer que “mantém como prioridade absoluta a garantia de condições adequadas de segurança, conforto e bem-estar para todas as crianças, alunos e profissionais da comunidade educativa”, sendo que atua com a maior rapidez sempre que surgem situações que o justifiquem.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here