“Corrigir, remediar ou prevenir injustiças por parte da Câmara Municipal de Penafiel” para com os seu munícipes é o objetivo de um canal de denúncias agora criado pelo Partido Socialista (PS) local. A ideia surgiu após uma reportagem do VERDADEIRO OLHAR, e que foi replicada pela TVI, onde se dá conta que um “Concurso para cantoneiros e assistentes operacionais serviu de porta de entrada para licenciados, secretárias de vereação e até presidente de junta“. Paulo Araújo Correia, líder dos socialistas de Penafiel, explicou que este meio de denúncia visa acabar com um “cenário de opacidade, abuso de poder e ausência de rigor” por parte da maioria PSD que gere a autarquia.
Aliás, o socialista especificou ao VERDADEIRO OLHAR que esta nova ferramenta pretende que os munícipes, de forma sigilosa, possam denunciar “todo o tipo de situações menos claras” que envolvam a Câmara Municipal, Até porque, Paulo Araújo Correia, que é vereador no executivo e deputado na Assembleia Municipal, tem acesso a documentos e poderá ainda questionar a maioria no executivo, de forma a “ajudar a resolver alguns desses casos ou mitigar o impacto de algumas situação negativas” criadas pela edilidade.
O socialista aproveita para lamentar que as notícias vindas a público tenham exposto, por exemplo, “a absoluta falta de transparência nos concursos para admissão de trabalhadores, por parte da Câmara Municipal de Penafiel”, algo que “prejudica os penafidelenses que participaram naqueles procedimentos”, já para não falar da “imagem negativa que passa do concelho de Penafiel”.
“As famosas avenças ilegais com deputados e militantes do PSD e do CDS, a utilização dos recursos públicos para beneficiar a candidatura da Coligação Penafiel Quer, assim como este escandaloso caso da criação de vias verdes para a entrada de pessoal político do partido da maioria na autarquia e a sua imediata promoção a categorias superiores”, são alguns dos casos enumerados pelo presidente do PS.
O PS faz questão de enfatizar que “a Câmara Municipal de Penafiel pertence a todos os penafidelenses e não pode ser um instrumento ao serviço do PSD e do CDS locais”.
Por isso, e a partir de agora, o maior partido da oposição tem à disposição dos municípes um canal de denúncias que pode ser encontrado na página de candidatura de Paulo Araújo Correia “Candidatura do Partido Socialista à CM Penafiel“.