José Tomé, de 65 anos, faleceu terça-feira na sequência de uma colisão entre um carro e a bicicleta onde seguia. Natural de Penafiel, era professor de Geografia no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real, onde dava aulas há cerca 38 anos. Nesta altura, estava a planear reformar-se.
O acidente aconteceu numa via que liga a Estrada Nacional 2 à aldeia, o alerta foi dado pelas 11h24 horas e José Tomé seguia na bicicleta, como deu conta no dia o JN.
O professor, casado com dois filhos, foi assistido no local e o óbito foi declarado durante o transporte para uma unidade hospitalar.
Há vários anos que José Tomé estava ao cliclismo e pertencia a várias associações. Também a “Bila Bikers” que, no Facebook, relembra o professor ao escreveer: “hoje, mais que perder um associado perdemos um amigo de pedaladas, alguém que nos incentivou a tentar fazer sempre melhor porque fazer bem não era suficiente. Partiu a praticar a modalidade que tanto gostava”.
Sucedem-se as notas de pesar nas redes sociais e na página do agrupamento onde dava aulas pode ler-se: “Durante a sua trajetória, o Tomé – como todos lhe chamavam – contribuiu de forma inestimável para o fortalecimento da nossa comunidade escolar, deixando um legado de profissionalismo e respeito por todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele”, pode ler-se.”
Também o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Real manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento do professor José Tomé, que, durante muitos anos, “fez parte da nossa equipa como formador”.











































