Publicidade

A aldeia de Figueira, em Penafiel, volta a ser palco de uma das mais emblemáticas manifestações culturais da região com a realização do Auto dos Reis Magos, que decorre de nos dias 10 e 11 de janeiro, num evento que mobiliza toda a comunidade local e “afirma a força da tradição, da criação artística e da identidade coletiva”.

Com um programa que cruza música, teatro, circo, artesanato e gastronomia, o ponto alto do evento será a encenação do Auto dos Reis Magos, uma manifestação secular que transforma as ruas da aldeia num verdadeiro palco ao ar livre, com representações no sábado, dia 10, às 18h00, e no domingo, dia 11, às 15h00.

Segundo o município, esteve evento ” Auto dos Reis Magos de Figueira “assume-se como um festival cultural comunitário, que promove a recuperação e valorização das tradições locais, ao mesmo tempo que integra propostas artísticas contemporâneas, num diálogo entre o sagrado e o profano, o passado e o presente”.

A iniciativa é organizada pelo Grupo de Educação e Estudo da Natureza (G.E.N.O.M.A.), com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, da Junta de Freguesia de Lagares e Figueira e da Associação para o Desenvolvimento da Figueira.

Citado em nota de imprensa, Nuno Guedes, da direção do G.E.N.O.M.A., descreve que as ruas da aldeia “deixam de ser apenas passagem para serem palco, e o frio de janeiro dará lugar ao calor de um encontro que cruza teatro, música e tradição. Do sagrado ao profano, do tradicional ao contemporâneo, os nomes deste cartaz são presentes que queremos partilhar com todos.”

O responsável destaca ainda a importância do trabalho em rede, já que para “erguer um evento desta natureza, a união é fundamental”.

Já o autarca de Penafiel, Pedro Cepeda, considera que o Auto dos Reis Magos é “um exemplo claro da vitalidade cultural do concelho, porque “é único”, estando ” “profundamente enraizado na identidade local e, ao mesmo tempo, aberto à criatividade e à inovação. Trata-se de uma iniciativa diferenciadora, que valoriza o território, envolve a comunidade e projeta Penafiel como um concelho onde a tradição é vivida com autenticidade e futuro”.

Ao longo dos dois dias, os visitantes poderão ainda usufruir do Mercado Real, da restauração tradicional, de espetáculos de rua e de diversas propostas artísticas espalhadas por vários pontos da aldeia, num ambiente festivo e familiar.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here