O Hospital Padre Américo, em Penafiel, distinguiu um projeto de enfermagem de reabilitação. Designado de +PERTO, recebeu o prémio de investigação Arminda Mendes Costa, no valor de mil euros. A iniciativa surgiu da “necessidade de encurtar distâncias e, de forma inovadora e pioneira, dar resposta de forma muito célere aos utentes submetidos a Artroplastia Total do Joelho do Serviço de Ortopedia”, revela a unidade, em comunicado.
O anúncio foi feito durante o ciclo de conferências sobre o futuro da enfermagem, no dia dedicado à profissão e em que se discutiu o futuro, nomeadamente as perspetivas de carreira, a prática clínica no contexto da enfermagem e as novas gerações de enfermeiros e as lideranças.
Os trabalhos serviram para apresentar os resultados do + PERTO com os utentes acompanhados desde o início, e que revelou “com “ganhos de eficiência no atendimento”. Neste âmbito, “os utentes não tiveram necessidade de recorrer a serviços hospitalares para acompanhamento da patologia, tendo aumentado a satisfação com os cuidados de enfermagem”.
Tiago Araújo e Elsa Rodrigues, enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação do Serviço de Ortopedia da ULS Tâmega e Sousa, são os mentores deste projeto de proximidade que já em 2022 tinha conquistado o prémio HINTT | Maturidade Digital. O objetivo é agora alargar a outras patologias as funcionalidades a outros serviços e patologias.

Já o ciclo de conferências debateu o futuro e a carreira dos enfermeiros, assim como a prática clínica, as novas gerações e as lideranças.
Para o enfermeiro-Diretor da ULSTS “as mudanças rápidas que o setor da saúde tem atravessado obrigam-nos a olhar de uma forma cada vez mais diferenciada para os enfermeiros, que são profissionais indispensáveis no atendimento aos cidadãos”.
Luciano Monteiro destacou ainda que “celebrar este dia implica olhar para o futuro da profissão nas suas diversas componentes”.

“Cuidar dos enfermeiros fortalece as economias” foi o mote do evento que reuniu profissionais de saúde de várias Unidades Locais de Saúde e, ainda, professores da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Refira-se que, o Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de maio. Foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.










































