Discutir a mobilidade no território e reforçar a posição do Município quanto à necessidade de avançar com a segunda fase do IC35, entre Rans e Entre-os-Rios, foi o objetivo do encontro entre o presidente da Câmara Municipal de Penafiel e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz.
Pedro Cepeda defende a “continuidade do projeto até ao seu destino final, assegurando a ligação plena entre Penafiel e Castelo de Paiva”. “É essencial garantir o IC35 completo até Entre-os-Rios”, porque “só assim cumprimos um compromisso antigo com as populações, promovemos coesão territorial e reforçamos a segurança e o desenvolvimento deste território”, frisou o autarca, à margem do encontro.
O processo da segunda fase do IC35, que representa um investimento estimado de 90 milhões de euros, encontra-se avançado, estando a ser ultimados pormenores técnicos e a articulação entre entidades públicas, porque a edilidade quer que o concurso saia do papel ainda este ano.
Esta exigência ganha ainda mais destaque uma vez que se assinalam 25 anos da queda da Ponte Hintze Ribeiro e que causou a morte de 59 pessoas, tendo-se tornado um dos piores desastres rodoviários da história do país.
Neste contexto, Pedro Cepeda sublinha que esta obra é, também, “um ato de justiça territorial, essencial para as pessoas, para as empresas e para o futuro da região”, reafirmando que não vai deixar cair esta obra até que esteja concluida e vai continuar a acompanhar este processo com “determinação” até que se concretize.
Refira-se que no início do ano foi lançado o concurso para a construção da ligação do IC35 entre o atual Nó de Rans e a EN106 (cruzamento Vila Só).











































