Penafiel vai lançar, em setembro, uma nova vertente do projeto Meno(s)Pausa+Movimento, direcionada para mulheres em fase pós-cancro, promovendo a “integração num programa de exercício físico adaptado, seguro e inclusivo”.
Criado em 2022, o projeto já envolve cerca de 200 mulheres em fase pós-menopáusica, com sessões regulares de exercício orientadas por uma equipa especializada. Os resultados alcançados ao longo de três anos demonstram “melhorias significativas na saúde e qualidade de vida das participantes”, diz a autarquia, em nota de imprensa.
A nova vertente acolherá mulheres sobreviventes de cancro, com “planos de exercício individualizados e acompanhados por uma equipa multidisciplinar”, sendo que o objetivo visa “proporcionar uma recuperação ativa, num ambiente sem estigmas, promovendo o bem-estar físico e emocional”.
As pré-inscrições já se encontram disponíveis e podem ser realizadas através de uma página da internet e as primeiras consultas médicas de avaliação terão início no final de setembro, sendo a entrada no programa validada com base em critérios clínicos definidos pela equipa responsável.