Publicidade

Foi lançado o concurso para a ligação do atual Nó de Rans do IC35 à EN106 (cruzamento de Vila Só), em Penafiel, num investimento que ronda os 7 milhões de euros e que tem um prazo de execução de 450 dias.

Esta é uma via muito importante para a região, por isso o presidente da Câmara Municipal de Penafiel já reagiu sublinhando que este é “mais um passo” que resulta, sobretudo, do empenho do ministro Miguel Pinto Luz “que tem sido sensível e disponível nas conversações entre a autarquia, a Infraestruturas de Portugal e a tutela”.

No entanto, Pedro Cepeda lembra a necessidade do IC35 até Entre -os-Rios e diz esperar que o concurso para a segunda fase desta obra seja lançado ainda este ano. Um compromisso que tem ainda mais peso, já que é em 2026 que se assinalam os 25 anos da queda da Ponte Hintze Ribeiro, “uma memória que reforça a urgência de cumprir este compromisso com a região”, concluiu o edil.

Recorde-se que a queda da ponte ocorreu na noite de 4 de março de 2001, resultando na morte de 59 pessoas. A tragédia está historicamente ligada à reivindicação do IC35, uma variante rodoviária prometida há décadas para melhorar a segurança e os acessos na região de Penafiel e Castelo de Paiva.

.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here