O projeto de internacionalização do Festival Literário Escritaria foi distinguido com o prémio “Norte+Criativo”, promovido, pela primeira vez, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE). Este galardão visa reconhecer o que de melhor se faz a norte de Portugal. Para além disso, o evento de Penafiel recebeu também o Prémio do Público, que votou em 31 finalistas, mas admitiu que este evento literário é a iniciativa mais inovadora e impactante da região.
A esta primeira edição destes prémios chegaram 232 candidaturas e, nas seis categorias (Inovador, Criativo, Sustentável, Inclusivo, Civitas e Ruris), foram escolhidos os 11 projetos vencedores, para além de quatro menções honrosas. A esta distinção acrescentou-se o Grande Prémio final – o Mais a Norte, e o Prémio Público.
Os prémios foram entregues segunda-feira, no Bom Jesus de Braga, onde foi valorizada a “dimensão internacional de um projeto único em Portugal e no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que, desde 2023, tem vindo a expandir o conceito do Escritaria para países lusófonos, nomeadamente Angola e Cabo Verde”.

Pedro Cepeda, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, que marcou presença na cerimónia, estas distinções acabam por enfatizar “a visão e ousadia de um projeto que ultrapassa fronteiras, afirmando a literatura da Língua Portuguesa como património comum e vivo”.
Para além disso, “a internacionalização do Escritaria é uma iniciativa sem paralelo no país e uma referência na cooperação cultural no universo da CPLP”, acrescentou ainda.
Refira-se que, recentemente, o Festival Escritaria marcou também presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com um stand próprio, “reforçando a sua projeção internacional e a ligação com o público brasileiro, num dos maiores palcos da literatura de língua portuguesa”, reforçando, deste modo, “o papel de Penafiel enquanto centro ativo na promoção da língua e cultura portuguesas no mundo”, afirma o município.
Refira-se que, o Escritaria, criado em 2008, é um festival literário, que se realiza todos os anos, e que homenageia um escritor vivo da língua portuguesa. O evento transforma a cidade em torno da obra e vida desse autor, com diversas iniciativas culturais, como teatro, animação de rua, exposições, apresentações de livros e música e atrai milhares de visitantes.