Rodrigo Silva, patinador natural de Campo, Valongo, mas que representa a União Desportiva de Patinagem da Maia, conquistou duas medalhas de prata, na Taça da Europa 2025, em solo dance, no escalão de cadetes, e em pares de dança juvenis, com Rita Rodrigues, natural de Gondomar.
A competição decorreu em Matosinhos e juntou mais de 450 atletas de 15 países Europeus. Os atletas lusos de Solo Dance e Pares de Dança conquistaram mais 13 medalhas.

Para a Federação Portuguesa de Patinagem os resultados obtidos pela disciplina de Dança mostraram “revelam a “consistência e importância dentro do conjunto de resultados obtidos – com seis medalhas de ouro e sete de prata que, somados às dez medalhas alcançadas em Patinagem Livre, perfazem o total de 23 medalhas na competição (10 de ouro, 12 de prata e 1 de bronze), o que constitui um saldo bastante positivo”. Para além disso, provam que a modalidade vive um “momento positivo” em Portugal.

Também a União Desportiva de Patinagem da Maia, que viu também a atleta Lara Soares conquistar a medalha de prata em solo dance, no escalão de juniores, reagiu aos resultados mostrando “orgulho” por “cada momento, cada entrega, cada segundo em pista” que “mostrou o trabalho, a dedicação e a paixão” dos seus atletas.
Refira-se que, Rodrigo Silva é um jovem atleta que tem alcançado resultados notáveis, não só a nível nacional, mas também internacional. Sagrou-se campeão nacional em 2022, em patinagem artística, vice-campeão da Taça da Europa, na categoria de iniciados em Solo Dance, em outubro de 2024, e, um mês depois, conseguiu o primeiro lugar na Taça de Portugal – Patinagem Livre, entre outros resultados.










































