Foi na Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, Paredes, que se carimbou a primeira visita do Passaporte das Serras do Porto. No total há 12 locais e eventos que o documento, que conta também com informações, quer estimular a visitar.
A iniciativa, da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, que junta os concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo foi apresentada hoje.
O passaporte quer ser “um instrumento de interactividade e partilha de informação com todos os visitantes das Serras do Porto que servirá para atrair mais pessoas e dar a conhecer o património natural e cultural dos mais de 6000 hectares”, afirmou Alexandre Almeida.
O autarca acredita que o projecto Serras do Porto entrou agora numa “fase decisiva”, destinada a qualificar o parque, e salientou que não nasceu pelo telhado, tendo contado primeiro com estudos e investigação.
“O grande desafio para 2020 é a qualificação com uma rede de percursos pedestres com 260 quilómetros. Uma grande rota de 60 quilómetros liga os três concelhos e depois 19 rotas de três a 30 quilómetros. Serão percursos homologados, com sinaléctica e pontos de informação e uma aplicação interactiva”, adiantou Alexandre Almeida.
No futuro haverá passadiços, parques de estacionamento, parques de campismo, parques de merendas e miradouros já em estudo.
“Este passaporte é mais um instrumento para a qualificação deste parque para estimular os visitantes”, acredita.
Presentes na sessão estiveram também os autarcas de Gondomar e Valongo. “Daqui a algumas décadas será a maior referência que há de natureza no Porto. Esta serra é de todos e há espaço para todos”, disse Marco Martins, frisando a importância de haver segurança para que todos usufruam do espaço. Já o autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, sustentou que “estamos na fase mais interessante do projecto, a de activação do território” que com inteligência “convida as pessoas a vir e a apropriar-se do território e a tornarem-se aliadas na sua defesa”.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, defendeu que não é normal ver três municípios a trabalhar para o mesmo lado e a apostar numa marca que aproveita a atractividade do Porto. Falou ainda da crescente procura turística do Norte do país, sendo que a maioria se concentra no Porto, em Gaia e Matosinhos. É por isso importante atrair os turistas para outros locais, o que se consegue com projectos como este, acredita.
Quando o utilizador completar todos os registos, está disponível uma oferta para levantar numa das Lojas Interactivas de Turismo de Gondomar, Paredes ou Valongo.