Publicidade

O Parque Urbano de Gandra, em Paredes, deverá estar concluído no verão de 2027. A cerimónia de assinatura do auto de consignação dos terrenos e da empreitada de construção aconteceu hoje, quarta-feira, com a presença dos autarcas do município, Alexandre Almeida, e da Junta de Freguesia, Sílvia Sá Pinto.

Após o visto do Tribunal de Contas e oficializada a posse administrativa dos terrenos, a fase de construção da obra do Parque Urbano de Gandra avança a partir desta terça-feira, numa área de 25.335 metros quadrados, na cidade de Gandra, visando “contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da população”.

A empreitada de construção representa um investimento de cerca de 1 milhão e 900 mil euros, apoiado em cerca de 1 milhão e 500 mil euros, ao abrigo de candidatura ao financiamento do NORTE 2030.

O futuro Parque Urbano de Gandra localiza-se junto à Igreja Paroquial de S. Miguel de Gandra. Este novo equipamento urbano será dotado de uma grande área infantil que visa promover o bem-estar das crianças em estreita ligação com a natureza.

Contará com várias infraestruturas de apoio ao desporto e lazer, desde o campo de petanca, o “skatepark”, o campo de futebol em relva sintética, bem como um campo de basquetebol com dimensões oficiais, estando o mesmo capacitado para receber eventos desportivos, nomeadamente jogos de basquetebol 3×3, e equipamento de atividade física ao ar livre. De apoio a estes campos, e a todo o parque, haverá um edifício com balneários e instalações sanitárias, especifica o município.

O projeto do parque contempla ainda uma zona de merendas, percursos de lazer e de atividade física e uma ciclovia. Estão também previstos lugares de estacionamento, assim como parqueamento para motociclos e bicicletas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Paredes, “este é um projeto muito desejado pela comunidade local e que irá, sem dúvida, trazer mais qualidade de vida e bem-estar à nossa população”. A edilidade investe “num parque urbano que fazia falta à cidade de Gandra”, refere o autarca, acrescentando que ” “será dotado de uma grande zona verde e de uma infraestrutura de lazer devidamente equipada”.

Recorde-se que a primeira fase da obra foi lançada no terreno no final do mês de maio de 2025. A empreitada está a cargo da empresa de Construção Civil e Obras Públicas – Caridades S.A. e terá um prazo de execução de 480 dias, cerca de 18 meses.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here