Publicidade

O fotógrafo e biólogo Daniel Santos apresenta este sábado, às 11h00, no Centro Cultural de Paredes, o livro de imagens “Salamandra Dourada”, que resultada de um projeto desenvolvido pelo autor, que durante mais de um ano percorreu as Serras do Porto para captar imagens únicas da salamandra-lusitânica, espécie emblemática do território.

Este trabalho, que deu origem a uma exposição fotográfica e a um documentário, culmina agora na edição de um livro que ficará como registo da riqueza natural do Parque das Serras do Porto, fundado pelos municípios de Valongo, Gondomar e Paredes.

Sobre a salamandra-lusitânica anfíbio único e endémico do noroeste da Península Ibérica, destacando-se pela sua agilidade e morfologia peculiar. Tem um corpo delgado e uma cauda extremamente longa, que pode representar até dois terços do seu comprimento total.

É considerado o o ex-libris faunístico do Parque das Serras do Porto, classificado como “vulnerável”, e por encontrar nas antigas minas romanas alguns dos melhores locais de reprodução conhecidos.

Para além da sua relevância científica e de conservação, esta espécie simboliza a interligação entre património natural e cultural que caracteriza este território protegido.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here