Verdadeiro Olhar

Paredes e Valongo não avançam no desconfinamento. Penafiel e Paços de Ferreira “em alerta”

O desconfinamento avança em quase todo o país, mas os concelhos de Paredes e Valongo estão entre os três em que, por terem um elevado número de casos, o desconfinamento não avança para a próxima fase, mantendo as actuais regras.

Além disso, há 27 concelhos em situação de risco acrescido e “estado de alerta” por terem mais de 120 casos por 100 mil habitantes. É o caso de Paços de Ferreira e Penafiel.

A situação destes concelhos será reavaliada na próxima semana, decidindo se avançam, ficam retidos ou recuam no processo de desconfinamento, anunciou o primeiro-ministro António Costa. ”Tenho receio que alguns destes concelhos estejam a recuar na próxima semana”, disse.

Nesta quarta fase de desconfinamento, há abertura das fronteiras com Espanha; todas as lojas e centros comerciais abertos até às 21h00 durante a semana e 19h00 aos fins-de-semana e feriados; restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 6 pessoas ou 10 em esplanadas) sem limite de horário; espectáculos culturais passam a ser possíveis até às 22h30, assim como casamentos e baptizados com 50% de lotação.

Recorde-se que o país vai sair do estado de emergência e passar ao estado de calamidade.

Mantém-se o dever cívico de recolhimento.