O Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas 2025 realiza-se esta quinta-feira, no Pavilhão Multiusos de Paredes, reunindo cerca de 4000 participantes, que vão desde crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país. O evento, organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) em parceria com a Câmara Municipal de Paredes, decorre entre as 9h00 e as 17h00.
Considerada a maior iniciativa nacional no âmbito da educação ambiental em contexto escolar, esta cerimónia destina-se a todas as escolas galardoadas em 2024/2025.
A manhã começa às 9h00 com a Eco-Mostra, onde os alunos poderão participar em diversas atividades, jogos e iniciativas dinamizadas por entidades parceiras. Ainda durante este período serão entregues os prémios relativos a 27 projetos e concursos desenvolvidos, bem como distinções especiais, como Eco-Agrupamento, Escola-Madrinha e Município Parceiro Eco-Escolas.
A partir das 14h00, o palco será animado pelas próprias escolas, em conjunto com atuações de profissionais. O ponto alto da tarde será a entrega das Bandeiras Verdes, símbolo do compromisso das comunidades educativas com a sustentabilidade e reconhecimento do trabalho realizado durante o último ano letivo.
Este ano em que o Programa inicia a comemoração dos 30 anos em Portugal foi ultrapassado, pela segunda vez, o marco das 2000 Bandeiras. Assim, serão galardoadas 2050 escolas de todos os graus de ensino, em 257 municípios (83% dos municípios do país já têm Eco-Escolas).
Programa Eco-Escolas presente em mais de 100 países
Este é um programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), presente em mais de 100 países, que segue a metodologia dos sete passos, envolvendo os alunos na identificação de problemas e implementação de soluções nas suas escolas e comunidades. No último ano letivo as ações centrais incidiram sobre os temas: Água, Resíduos, Energia, Biodiversidade – preservar e regenerar, Espaços Exteriores e Ação Climática.
Em Portugal, tem o apoio das instituições que integram a Comissão Nacional, com destaque para os Ministérios da Educação e do Ambiente, e de diversos parceiros.
Refira-se que, este ano, Paredes tem 30 escolas galardoadas.