A Igreja de Vilela, em Paredes, recebe mais um concerto do projeto “Young Guitar Masters”, que contará com a participação do artista Manuel Cardoso, no sábado, dia 21 de fevereiro, pelas 21h00. A entrada é gratuita.
Manuel Cardoso, natural de Vila Nova de Gaia, iniciou o seu percurso musical com apenas três anos de idade, em percussão. Aos oito, enveredou pela guitarra clássica, sendo orientado pelo professor Daniel Lemos, no Conservatório de Artes do Marco de Canaveses (Artâmega), desde 2018.
Conquistou, em 2019, o primeiro lugar na categoria B do concurso do Festival Internacional de Guitarra de Amarante, e, nesse mesmo ano, foi-lhe atribuída uma menção honrosa no escalão C do VI Festival Internacional de Guitarra de Guimarães. Já em 2025 alcançou o segundo lugar no escalão D do Concurso de Guitarra Santa Cecília.
Ao longo dos últimos anos, Manuel Cardoso participou em diversas atividades de enriquecimento musical e artístico, nomeadamente, masterclasses com guitarristas de renome como Pedro Rodrigues, Ricardo Barceló, Artur Caldeira, Michalis Kontaxakis, André Madeira e Danijel Cerović, bem como vários estágios de orquestra de guitarras, entre eles, os estágios integrados nos Concertos de Reis de 2024, 2025 e 2026 da OPGB (Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins), que contaram com os solistas Cuca Roseta, Tiago Nacarato e Anabela Pires, respetivamente, conta o município.
O artista demonstra, ainda, interesse pela composição musical, trabalhando pontualmente nessa área a título profissional com obras e arranjos seus. Sendo a física e matemática aplicada os seus principais interesses, busca também pela aplicabilidade das ciências exatas à música e às suas composições.
Vale recordar que o projeto “Young Guitar Masters” é promovido pela Associação 3M e tem como objetivo divulgar a guitarra clássica por todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos, bem como apoiar e promover jovens guitarristas em início de carreira.
Em Paredes, os concertos realizam-se três vezes por ano, desde 2018, sempre em locais emblemáticos promovendo, em simultâneo, o património cultural e arquitetónico do Concelho.











































