Foto: JFG
Publicidade

A freguesia de Gandra, em Paredes, celebra, esta sexta-feira, o 22 aniversário da elevação à categoria de Cidade, com o lançamento de um livro e homenagens a personalidades, individuais e coletivas, que se destacaram pelo seu mérito e contribuíram para o seu desenvolvimento e bom nome. A cerimónia está marcada para as 21h00h, no Espaço Civitas e a entrada livre.

“São Miguel de Gandra ao longo da História: da época medieval ao período contemporâneo” é o nome da monografia apresentada e que é da autoria das investigadoras do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Joana Lencart e Carla Sequeira. A obra aborda a história da freguesia, sendo que a capa e as ilustrações são da autoria do gandarense Manuel Ramos.

No que diz respeito à atribuição das distinções honorificas, vão ser contempladas as seguintes personalidade:

Filipa Rodrigues de Sousa  – distinção Científica

Esta distinção acontece pelo facto de Filipa Rodrigues de Sousa ter conseguido uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que lhe vai possibilitar o prosseguimento de estudos académicos para a obtenção do Programa Doutoral em Biologia e que pretende desenvolver novas estratégias para aumentar a tolerância de plantas aos efeitos das alterações climáticas.

Agostinho Alves Teixeira e António Ferreira da Rocha – distinção Cívica

A distinção cívica vai para Agostinho Alves Teixeira “pela entrega e disponibilidade constante, à causa pública e à comunidade, seja em diversas modalidade do associativismo, na igreja, ou na organização de eventos populares”, explica a freguesia, em comunicado.

Pelas mesmas razões, António Augusto Ferreira da Rocha recebe um galardão semelhante, dada a sua disponibilidade à comunidade, “com um grande pendor filantropo como provam os contributos no Centro Social e Paroquial de São Miguel de Gandra, na Associação Olhar Atento e nas funções que desempenhou como presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Gandra”.

Afonso Costa de Sousa e Sara Fernanda Moreira Alves – distinção Desportiva

Pelo desporto, Afonso Costa de Sousa vai ser galardoado “pelos sucessivos êxitos que alcança na patinagem artística”, como sejam a medalha de prata no campeonato europeu, na especialidade de solo dance, em 2022, e a medalha de bronze, no campeonato da Europa de 2024. Para além disso, “por conciliar esta carreira de sucesso a um meritório percurso escolar”.

Já Sara Fernanda Moreira Alves tem “alcançado sucesso no mundo do futebol”e peçlo facto de ser reconhecida pela comunidade internacional da modalidade, através da obtenção das insígnias FIFA na arbitragem”.

Manuaço S.A. – distinção Económica

A empresa Manuaço S.A. “pelo sucessivo crescimento empresarial, que promove significativos impactos positivos junto da comunidade”, empregando centenas de locais, ao mesmo tempo que divulga Gandra por todo o país. A vprová-lo estão as construção de estruturas metálicas para clientes como Sistemas McDonald´s, SONAE, Makro e El Corte Inglés”.

Maria Elisabete da Mota Dias Guedes e Masilva, lda. – distinção Empresarial

Já a distinção empresarial vai para Maria Elisabete da Mota Dias Guedes “pela promoção de um negócio local que quase se confunde com a sua vida”. Foi uma hernça de família, mas continua a dinamizá-lo, preservando e proporcionando o acesso de todos a um doce tradicional da região e que é presença garantida nos ritos e festividades religiosas e populares da freguesia de Gandra.

Também a Masilva, lda. arrecada a mesma distinção “pelo sucesso alcançado na comercialização de todo o tipo de produtos de acabamento para mobiliário e pela sempre pronta disponibilidade em contribuir com a comunidade, seja nos eventos populares, com o associativismo ou com a igreja”.

José Alexandre da Silva Almeida – distinção Política

Pela política, o autarca José Alexandre da Silva Almeida vai subir ao palco por ter promovido “a construção da rede de saneamento na freguesia e por salvaguardar a autonomia do subsistema de água”.

Agrupamento 1358,  Escuteiros de Gandra – distinção Social

Pelo ponto de vista social, a Junta considera que Agrupamento 1358,  Escuteiros de Gandra tem fomentado “a formação cívica, social e religiosa de centenas de crianças e jovens”, para além da “prestação de auxílio em ações de âmbito social e pela permanente disponibilidade de colaboração com a comunidade, nas mais variadas dimensões”.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here