Publicidade

A Câmara de Paredes está a homenagear, esta manhã, e em dia de Feriado Municipal, personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e dignificação do concelho em diferentes áreas, como a educação, desporto, cultura, saúde e também empresas.

Este ano, a medalha de ouro vai para o empresário Domingos da Silva Barros. Segundo o município, o distinguido é um cidadão “que é uma referência em vários domínios da sociedade” local, “um empreendedor mundial no setor das folhas de madeira”, sublinhando ainda o facto de ser um “benemérito das associações do concelho” e como presidente da Junta.

Autarquia distingue empresas do município que são “uma referência”

As medalhas de Mérito às empresas serão entregues à Casa dos Frangos por ser uma “referência do setor da restauração, cuja data de fundação remonta a 1875. Após um período de interregno, a empresa reinventou-se e reabriu em 2013, mantendo-se, até à atualidade, como um dos restaurantes de excelência do Concelho. Também a Maquimagem, uma unidade que está no mercado à 34 anos, se eleva “como uma loja de eletrodomésticos de referência em Rebordosa e no Concelho”, assim como a Castelo & Filhos, Lda., um dos estabelecimentos mais antigos do Concelho, com mais de 100 anos de história. Um exemplo “no comércio de ferragens, drogaria, combustíveis, tintas e vernizes para a indústria de mobiliário”.

Também a Cunha Supermercados se diferencia “por ser um empreendedor reconhecido no Sul do Concelho de Paredes, com supermercados em Aguiar de Sousa, recarei e Sobreira”; a Oforsep “pelo crescimento demonstrado ao longo de cerca de duas décadas de funcionamento”, sendo que a unidade é especializada na “implementação de equipamentos e na prestação de serviços que visam a proteção do meio ambiente em toda a indústria”; a Evanyrouse, onde a edilidade enfatiza “o mérito empresarial, demonstrado durante os seus 17 anos de existência” e é “um símbolo de excelência do setor do mobiliário no Concelho, distinguindo-se na produção de mobiliário de luxo, sendo 60% das suas vendas destinadas à exportação, sendo o principal destino o Dubai”; a Both Wood, S.A., que produz mobiliário 100% feito à medida. Fundada em 1975, opera com “uma equipa de artesãos altamente qualificados, combinados com uma equipa de gestão competente”; a JUSTA & CARNEIRO, Lda, que trabalha na área da revenda e venda ao público de encastráveis e eletrodomésticos. Uma empresa que labora há 43 anos e é “um exemplo de excelência” no setor.

A Lignotec, ligada à madeira e cortiça, porque “presta um importante contributo na transição para uma sociedade menos dependente de carbono e privilegia a circularidade na utilização de recursos, posicionando-se como um parceiro chave”; a Grupo S. Luís, que se superioriza “no marcado dos transportes, da fabricação de artefactos de cimento, comercialização de materiais de construção e recauchutagem de pneus. O grupo agrega quatro empresas de sucesso em diferentes áreas”; a Casa Coelho, mais conhecida como Buraquinha, tem mais de 80 anos de história “ao serviço dos paredenses, sendo um ilustre representante dos estabelecimentos de comércio de rua do Concelho de Paredes”; a Both Woth, S.A., fundada em 1975, tem também “uma equipa de artesãos altamente qualificados, combinados com uma equipa de gestão competente”; a Indústria de Mobiliário Boa Arte de Pacheco e Silva, LDA, que fabrica mobiliário por projetos há mais de 25 anos, “destacando-se pela sua grande capacidade de produção. Atualmente, esta indústria está sediada num local de referência da freguesia de Vilela, uma vez que ocupa as instalações daquela que ficou conhecida como “A Fábrica de Vilela”, a quem é atribuído o facto de ser a primeira indústria de mobiliário do Concelho de Paredes”.

Ouro atribuído ao padeiro Aurelino Moreira da Silva

O município atribui ainda a Medalha de Ouro a Aureliano Moreira da Silva, “um ilustre representante da profissão de padeiro, tendo-se dedicado ao ofício desde os 13 anos e até aos 80”.

Também o percurso de José Luís Morais, comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes, merece ser enaltecido com a Medalha de Ouro “pela carreira brilhante que está a construir” e com “um percurso marcado pela dedicação e altruísmo”. Este ano, contabiliza 25 anos no comando da corporação.

Pela Educação, as homenagens recaem sobre Francisco Queirós, pelo “percurso que construiu nas últimas duas décadas, enquanto Diretor da Escola Secundária de Paredes”, sendo ainda “fundador e presidente da assembleia-geral da Associação Nacional dos Dirigentes Escolares e vice-presidente da assembleia-geral da Associação José Guilherme”; a Mário Rocha, pelo trabalho que tem feito enquanto diretor do Agrupamento de Escolas de Cristelo, entre 2009 e 2025, função que acumula com a de presidente do Conselho Pedagógico e de Presidente do Conselho Administrativo” e a Beatriz Castro, que dirige o Agrupamento de Escolas de Lordelo, função que “desempenhou com dedicação e excelência entre 2009 e 2025”.

A edilidade também sublinha a Turma do Curso Técnico de Desporto da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, pelo “sucesso escolar dos alunos que frequentam o curso, dotando-os de competências técnicas, teóricas e práticas para planear, organizar e dinamizar atividades físicas e desportivas. A turma tem dado um importante contributo na organização de diferentes eventos desportivos promovidos pelo Município”.

Martim Guedes também sobe ao palco pelo “mérito desportivo enquanto jogador de futebol, tendo prestigiado o Concelho com a conquista do título de Campeão Europeu Sub-17 pela Seleção Nacional, em 2025”. Também a Equipa sénior de Futsal do Aliados FC, que na época passada se sagrou campeã e garantiu a subida à Elite da AF Porto. Já a o grupo de sub-13 sagrou-se vice-campeã e as formações sub-19 e 15 “fizeram história ao participar, pela primeira vez, na final four a nível nacional”.

Personalidades em destaque em Paredes

Joaquim Barbosa também não foi esquecido já que é “uma figura incontornável da história do RAC – Rebordosa Atlético Clube”, coletividade “que preside há mais de duas décadas, distinguindo-se como um exemplo de liderança, dedicação, visão e espírito comunitário”. Ainda o Padre Pedro Silva pelo “percurso de cerca três décadas enquanto pároco de Recarei, Parada de Todeia e Sobreira. O homenageado lidera, ainda, a Vigariaria de Paredes, sendo um ilustre representante dos párocos do Concelho”; assim como Céu Melo, “representante dos adeptos de futebol do Concelho e sócia do União Sport Clube de Paredes há várias décadas”, sendo “um símbolo de bairrismo e amor ao clube”.

Pela Cultura, a Câmara Municipal de Paredes enaltece os percursos da Tuna de Rebordosa, “pelo mérito cultural alcançado em mais de quatro décadas de história”, destacando-se “pelo excelente trabalho na freguesia e no Concelho”, assim como a Associação Clube Jazz de Baltar, fundada em 1993, pelo “papel ativo e relevante na vida cultural e social”.

homenageados da Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal de Paredes,A cerimónia decorre dia 21 de julho, pelas 10h00, no Centro Cultural de Paredes.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here