A Câmara Municipal de Paredes, em parceria com a empresa Viriato, promoveu o “Woodcraft Challenge 2025”, um concurso dirigido a jovens e adultos, entre os 16 e 40 anos, com interesse e competências no setor do mobiliário. A iniciativa visou “desafiar a captação de novos talentos para a indústria do mobiliário e promover a inclusão social, a sustentabilidade e a criatividade”.
Para além disso, a iniciativa premiou três vencedores, sendo que o projeto que conquistou o primeiro prémio recebeu 1000€, um voucher de formação ou estágio na Viriato, uma experiência de fim de semana em hotel, um kit de ferramentas profissionais de carpintaria e um certificado de participação.

Como resultado do concurso foram construídos 10 fraldários sustentáveis que serão doados a 10 famílias com necessidades de fraldário em Paredes. Através do concurso os participantes desenvolveram um projeto inovador na área da madeira e da sustentabilidade, ou seja, construíram um fraldário “sustentável, refletindo inovação, responsabilidade social e ambiental”, explica a autarquia.
“As equipas do Woodcraft Challenge 2025 estiveram na fábrica Viriato a acompanhar a produção dos seus fraldários, lado a lado com marceneiros, mentores e técnicos. “Entre máquinas, madeira, ideias e muita partilha, vimos o design transformar-se em peças reais, cheias de alma e propósito”.
Os fraldários serão oferecidos a 10 famílias carenciadas e as três peças vencedoras terão, ainda, a oportunidade de estar em exposição na Bolsa de Turismo de Lisboa 2026, entre outras iniciativas destinadas a promover o mobiliário de Paredes.
A entrega dos Prémios Woodcraft Challenge 2025 decorreu esta sexta-feira, 12 de dezembro, na presença do vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal, da vereadora da Cultura e Turismo Beatriz Meireles, do CEO da Viriato, Jorge Morgado, do presidente da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, Vítor Poças, entre outros parceiros.
Os prémios Woodcraft Challenge 2025 realizaram-se no âmbito da Ação 6 “Iniciativa Empreendedorismo” do Plano de Ação do projeto Paredes Integra CLDS 5G do PESSOAS 2030.








































