Paredes recebe a conferência “Sucesso Académico através do Bem-estar e da Inteligência Artificial” (IA), esta sexta-feira, a partir das 9h00, no Centro Cultural local, e é dirigida a pessoal docente e não docente.
Na sessão será apresentado o projeto SAABIA (Sucesso Académico Através do Bem-estar e da Inteligência Artificial), que resulta de uma parceria entre o município de Paredes, a Associação Visionarium e a Microsoft.
“O projeto apresenta-se como uma resposta estruturante a desafios no âmbito da educação, saúde e inclusão social, combinando tecnologia, saúde e bem-estar para transformar o modelo educativo e promover maior equidade e sucesso escolar”, sublinha a autarquia, em nota de imprensa.
O projeto alinha-se com as prioridades educativas nacionais e europeias, reforçando o compromisso com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 4 – Educação de Qualidade e o ODS 10 – Reduzir as Desigualdades.
Num contexto global em que a educação personalizada e a saúde mental e física são reconhecidas como fatores-chave para o sucesso académico. “O SAABIA posiciona Paredes como um município pioneiro em abordagens inclusivas e inovadoras”, lê-se na mesma nota.
Os trabalhos decorrem entre as 9h00 e as 13h00 e incluem temas como: “Desafio Show Case”, “Como usar o TEAMS na Educação”, “Copiloto e Inteligência Artificial” e “Aceleradores de Aprendizagem”. Presentes vão estar o autarca local, Alexandre Almeida, assim como diretora da Microsoft Educação, Rita Serrano, e presidente do Visionarium, Nuno Moutinho, entre outros oradores. O evento tem o apoio e certificação do Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.
