Foi no domingo de manhã que o empresário de Rebordosa, em Paredes, Celso Lascasas teve a ideia de oferecer a famílias que ficaram com as casas destruídas pelo mau tempo, os painéis sandwich que lhe sobraram da cobertura de um pavilhão da sua empresa. O material de construção é conhecido pelas suas propriedades de isolamento térmico e acústico e, além da grande durabilidade, também é fácil de instalar.
E como diz o provérbio popular, “mais depressa pensou, mais depressa o fez”, a verdade é que quase de imediato, a ideia agigantou-se, porque quem conhece o empresário sabe que o donativo não podia ficar por ali. Celso contactou empresários da região que o ajudaram nesta missão e, em pouco tempo, juntou 5500 metros quadrados de painéis.
E como para além de ser empresário, Celso Lascasas tornou-se uma figura mediática, especialmente no TikTok, em declarações aos Verdadeiro Olhar contou que também colocou um vídeo naquele rede social, onde tem mais de 145 mkil seguidores, a anunciar que ia fazer o donativo e deu-se o “boom”, como fez questão de referir, com milhares de pessoas a solicitarem ajuda.
Celso Lascasas optou por encaminhar os painéis, não para empresas, mas para casas de habitação, “onde eram mais necessários”, mas, para isso, as pessoas teriam que lhe enviar fotos a comprovar a necessidade.
Contas feitas e com a ajudar de uns oito ou nove empresários da região, conseguiu validar cerca de 30 famílias que precisavam de um teto e encher três camiões tir que já rumaram ao Estádio do Leiria, onde estavam funcionários da Lascasas que fizeram a entrega do material aos proprietários das habitações.
Celso Lascasas sabe que há ainda muitas e muitas pessoas que precisam de ajuda, mas o poder ajudar aquelas famílias já lhe encheu um pouco o coração, porque vê cumprida, uma vez mais, a “responsabilidade social” que se orgulha de assumir na empresa que criou em 2004 e que exporta para mais de 50 países e emprega cerca de 500 funcionários..
Mas a solidariedade não se fica por aqui e, este fim-de-semana, a Laskasas vai levar também para as populações afetadas pelo mau tempo “colchões, sofás, lençóis” e outros bens tão necessários para quem perdeu tudo ou quase tudo.











































