O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, assumiu a presidência da Comissão Executiva da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, constituída ainda pelos municípios de Gondomar e Valongo.
Após a instalação deste órgão, que ocorreu ontem, quinta-feira, o autarca destacou que vai dar “continuidade ao trabalho implementado, nomeadamente, no âmbito dos programas LIFE Serras do Porto e do projeto Serras do Porto Natura 2030”, um programa financiado pela União Europeia para o Ambiente e a Ação Climática, que está a decorrer até 2027 e que intervém em 423 hectares de floresta do Parque das Serras do Porto. Ali serão controladas as espécies invasoras e plantadas cerca de 170 mil árvores e arbustos autóctones, sendo que este programa permitiu ainda instalar um apiário pedagógico e requalificar as margens do rio Ferreira e rio Sousa.
Do plano de atividades para o ano de 2026, sublinha-se também a implementação do novo projeto Serras do Porto Natura 2030, aprovado em outubro e que terá execução até 2027, e que conta com um investimento total de mais de 1,7 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões são financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
As ações do projeto incidem sobre a Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, área que abrange perto de 6.000 hectares dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, integrando a Rede Nacional de Áreas Protegidas e incluindo a Zona Especial de Conservação (ZEC) Valongo, da Rede Natura 2000.
De referir que o novo Conselho Executivo é também composto por Luís Filipe Araújo e Paulo Ferreira Esteves, autarca de Gondomar e Valongo, respetivamente.
A Mesa da Assembleia-Geral é presidida pelo vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal, e composta pelos vereadores Paulo Silva e Beatriz Meireles, em representação do município.
A presidência da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto é rotativa, de acordo com os estatutos, e o mandato decorre pelo período de um ano. Recorde-se que, Alexandre Almeida já liderou este organismo em dois mandatos: 2019/ 2020 e 2022/2023.










































