A Águas de Paços de Ferreira lançou um concurso público para a empreitada de remodelação e ampliação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Arreigada, em Paços de Ferreira, como revela o anúncio publicado em Diário da República. O preço base da obra é de 21,68 milhões de euros e tem um prazo de execução da empreitada é de 910 dias.
As propostas devem ser apresentadas até 15 de fevereiro de 2026, através da plataforma eletrónica ACIN.
A obra visa modernizar e aumentar a capacidade da infraestrutura, que vai servir cerca de 140 mil utilizadores, resolvendo, assim, um problema que já se arrasta há cerca de 20 anos.
Recorde-se que, o investimento tinha já sido anunciado em fevereiro de 2024 pelo autarca da altura, Humberto Brito, que, na altura, salientou, que este projeto visava dotar o município de uma nova ETAR, a construir em terrenos contíguos à atual instalação, na localidade de Arreigada, junto ao rio Ferreira.
Na mesma ocasião, o edil recordou que a remodelação da atual estação de tratamento, concluída em 2020, num investimento de 5,1 milhões de euros, não correspondeu às necessidades, o que obrigou o município a ponderar a construção de raiz de uma ETAR, seguindo um modelo diferente do adotado quando se realizou a remodelação da estação original de 1993.
Recorde-se que, depois de uma ampliação, em 2020, e que representou um investimento de 5 milhões, os probelmas de tratamento não ficaram resolvidos. Três anos depois, o município intentou uma ação de responsabilidade civil contra o projetista, empreiteiro, reclamando uma indemnização pelos danos sofridos.
O município espera que, depois desta intervenção, os problemas fiquem sananos, já que a nova ETAR teraá três mais capacidade de tratamento.










































