Foto: teatro Nacional São João (DR)
Publicidade

A Companhia Nacional de Espetáculos apresenta, no dia 27 de outubro, o espetáculo “Os Lusíadas como nunca os ouviu”, pelo ator António Fonseca, no CCP – Centro Cultural de Paredes, com duas sessões às 10h30 e às 15h30. A aula-recital conta uma história verídica, reinventada por Camões, que “reaviva” alguns momentos mais significativos e dramáticos da História de Portugal.

António Fonseca embarca assim em Os Lusíadas, verso a verso, estrofe a estrofe, canto a canto, explicando as ecos que o texto e o pensamento do autor suscitam no nosso tempo da liberdade, do fascismo, da república e da monarquia.

E porque 2025 é o ano de celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, António Fonseca regressa então aos palcos para esta incursão neste “espetáculo duracional”. Mas não vai estar estar sozinho nesta epopeia, já que, à semelhança do que aconteceu em 2021, o canto X será partilhado com jovens atores e estudantes de teatro.

“De Lisboa à Índia – Ida., destinado ao público escolar, centra-se na ideia de viagem e estende-se até ao Canto VI (chegada à Índia): oferece contexto e atualização à narrativa, sonda o ritmo e a musicalidade da linguagem. De Lisboa à Índia – Ida e Volta abrange toda a obra e convida o público em geral para uma desconstrução de Os Lusíadas. Num caso e noutro, enquadrada por comentários e interações, há uma grande “estória da condição de ser humano” a ouvir em conjunto”, refere a produção do espetáculo.

António Fonseca nasceu em 1953, em Santo Tirso. Estudou Teatro e Filosofia. É ator e encenador. Da sua longa carreira artística no teatro, destaca-se que esteve ligado ao Teatro da Cornucópia durante dez anos, participando entre outras obras na inesquecível comédia shakespeariana encenada por Luís Miguel Cintra, até 1998.

O bilhete tem o valor simbólico de 2 euros.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here