Publicidade

O grande auditório do CCP – Centro Cultural de Paredes tem lotação esgotada na noite de sexta-feira, dia 5 de dezembro, dedicada à dança clássica. O espetáculo “O Lago dos Cisnes” é apresentado pela Companhia Classic Stage, às 21h30.

Com música de PiotrIlitch Tchaikovsky, o espetáculo, considerado um dos mais célebres bailados clássicos de sempre, “regressa ao palco com toda a sua beleza e intensidade”, pode ler-se na sinopse.

A peça trata-se de uma “produção que honra a tradição do ballet clássico e o rigor técnico da sua execução”. “Entre o feitiço e o amor impossível, entre a luz e a sombra, este é um espetáculo que encanta gerações e continua a deslumbrar pelo poder da dança e da música. Uma experiência imperdível para os amantes da arte e da emoção”. 

O bailado “O Lago dos Cisnes estreou-se em 1877

A história do bailado “O Lago dos Cisnes” é um clássico intemporal do repertório de todo o mundo, célebre pela música emotiva de Pyotr Ilyich Tchaikovsky e pela coreografia, que se tornou um símbolo da dança clássica.

Estreou-se em 1877 no Teatro Bolshoi, em Moscovo, com coreografia de Julius Reisinger. Contudo, essa produção inicial não foi um sucesso imediato. A versão que hoje é amada e representada em todo o mundo deriva da renascida produção de 1895, coreografada por Marius Petipa (Ato I e III) e Lev Ivanov (Ato II e IV), que estabeleceu o padrão para as produções modernas.

O bailado conta a história do conflito entre o amor verdadeiro e as forças do mal, centrado nas personagens de Odete, uma princesa amaldiçoada a viver como um cisne branco durante o dia, mas, à noite, recupera a forma humana, e Siegfried, um jovem príncipe que se apaixona por Odette. Também Von Rothbart, o feiticeiro que lançou a maldição sobre Odette, frequentemente representado como uma criatura alada ou uma coruja demoníaca e Odile, a filha deste, um cisne negro, que é fisicamente parecida com Odette e é usada para enganar Siegfried.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here