Verdadeiro Olhar

“No Campo de Girassóis” o mais recente espetáculo da companhia Astro Fingido inspirado no cancioneiro de Paredes

A companhia de teatro Astro Fingido, de Paredes, apresenta-se com um novo espetáculo, “No Campo de Girassóis”, que traz à cena um encontro fértil entre palavras e música, com origem na tradição oral recolhida pelo Cancioneiro de Paredes. A encenação tem a assinatura de Fernando Moreira e a dramaturgia é de Jorge Palinhos.

A peça é um convite para “o público a descobrir uma ruralidade onde a fantasia e a comicidade se entrelaçam com a sabedoria popular e com os gestos singelos que moldam o quotidiano da vida no campo”, explica a companhia.

A trama inicia-se com a chegada de Teodora, uma jovem vinda da cidade. A sua presença inesperada abala o ritmo habitual da aldeia —  “Vê-se logo que tu não és cá da terra!” — , fazendo com que os habitantes daquele local comecem a girar à sua volta — tal como os girassóis se voltam para o sol. Um encontro que serve de ponto de partida para a partilha de memórias, segredos e histórias tradicionais. “Entre uma mezinha e uma superstição, desvendamos um Portugal onde o imaginário popular molda a vida e os afectos”, partilha Ângela Marques, intérprete e directora artística da Astro Fingido.

Numa abordagem farsesca, o espectáculo propõe uma imersão no universo rural, onde os exageros, as caricaturas, a sátira — traços centrais desta linguagem — convivem com o encantamento pela beleza esquecida da ruralidade: “Quando venho do campo para casa, parece que cada árvore, cada sebe, cada pardal é diferente e tem algo de novo para me dizer.” Da recusa inicial da ‘estrangeira’, pelo medo do desconhecido, passa-se à esperança do repovoamento de um lugar votado antes ao abandono, onde volta a ser possível sonhar com o futuro. 

A criação musical, assinada por Ricardo Fráguas, tem como base a tradição oral recolhida pelo Cancioneiro de Paredes, um projeto iniciado pelo professor Tiago Magalhães e inserido no programa “A Culturinha sai à rua… para ouvir a Tradição”, da Câmara Municipal de Paredes, que “visa preservar o património cultural local e perpetuar, para as gerações vindouras, tradições e costumes do passado”.

“No Campo de Girassóis é o palco onde se cruzam sabedoria popular, fantasia e resistência, convidando o público a reencontrar a riqueza e a verdade que muitas vezes se escondem nas entrelinhas da vida rural”, afirma o diretor artístico e encenador, Fernando Moreira. O espetáculo já subiu ao palco do Parque José Guilherme, em Parede.

Entretanto, a Astro Fingido percorre os palcos do país, como Leiria e Porto, com as encenações “Mulheres Móveis”, “Debaixo do Polião” e “Rádio Pirata”.