Verdadeiro Olhar

Nelson Oliveira exige que Governo cumpra os compromissos com Lousada. Candidato apresentou elenco às autárquicas

“Deixem-nos trabalhar e cumpram os compromissos com Lousada”, foi este o repto lançado ao Governo por Nelson Oliveira, candidato socialista à Câmara Municipal de Lousada, no dia em que apresentou publicamente a sua candidatura, anunciado ainda todos os nomes que vão acompanhá-lo nesta missão que objetiva a vitórias nas eleições autárquicas de 12 de outubro.

Na sua intervenção, o socialista não deixou de corroborar as palavras de José Luís Carneiro, líder do partido, que também marcou presença, lançando um repto ao Governo: “pelo menos não estorvem, não atrapalhem, deixem-nos trabalhar e cumpram os compromissos com Lousada”.

O candidato quis sublinhar a ausência de respostas, por parte do Governo de Montenegro, em questões como a do Instituto de Registos e Notariado (IIRN), para reforçar o pessoal técnico da Conservatória, ao  Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), para dar resposta aos projetos habitacionais (Hans Isler), ao Ministério da Administração Interna, que tarda em autorizar o Município a fazer parte da obra do posto territorial da GNR, e ainda ao Ministério da Saúde, para que alargue o número de médicos de família em Lousada, para além de se poder passar o Serviço de Atendimento Complementar para a Santa Casa da Misericórdia.

Nelson Oliveira quer ainda “aumentar consideravelmente a oferta de transportes públicos até final do ano”, para além de ter gizado planos de “desenvolvimento das freguesias” e de construção de “centenas de novas casas para arrendamento acessível”.

Apresentação realizou-se na Casa de Vila Verde, em Caíde de Rei

Em jeito de conclusão, aproveitou o facto de ter tido casa cheia nesta sua apresentação, que se realizou em Caíde de Rei, para anunciar outras medidas que irá incluir no programa eleitoral para as próximas autárquicas onde se destacam “um Programa Estratégico de Desenvolvimento das Freguesias (12 anos), o arranjo do centro urbano de cada freguesia, um parque verde e desportivo, percursos pedonais e reabilitação de estradas secundárias com segurança reforçada. Assim como, o aumento da cobertura territorial da GNR, um novo quartel dos Bombeiros, um Programa de Saúde Oral para doentes oncológicos e população carenciada e um Projeto Piloto de Diagnóstico Precoce de Cancro, entre outras ideias.

Candidatura socialista apresenta novos rostos na equipa da vereação. Mas Maria do Céu Rocha e António Augusto Silva mantêm-se

Nelson Oliveira apresentou também o elenco às 16 Juntas de Freguesia e à vereação onde destacou novos rostos, vindos da sociedade civil, do setor empresarial e privado, bem como a continuidade de Maria do Céu Rocha e António Augusto Silva”.

Como novidades trouxe para este novo mandato, a advogada Eduarda Ferreira (Lustosa) e líder de bancada na Assembleia Municipal, o economista César Gonçalves (Cristelos), ex funcionário da CGD e atualmente ligado ao setor empresarial e financeiro na Cunha Soares SA, exercendo também a função de tesoureiro nos Bombeiros de Lousada, a médica Elsa Neves (Meinedo) que integra novamente esta lista e figura reconhecida da sociedade local, médica na CUF Lousada e na USF S. Martinho e por fim, o médico, José Pedro Ferreira (Pias), que exerce funções de médico de família e está ligado a vários movimentos associativos juvenis.

Presente na apresentação esteve o secretário Geral do PS, José Luís Carneiro, que não deixou de reiterar ao Governo para que “cumprisse os compromissos feitos com Lousada, nomeadamente as obras no Quartel da GNR que foram por si aprovadas enquanto Ministro da Administração Interna e desde então não avançaram; que o IHRU cumprisse com o Município de Lousada e lançasse o concurso público para a construção do empreendimento Hans Isler, com 45 novas habitações para arrendamento jovem”. E, por fim, solicitou o socialista, “a emergência do reforço dos trabalhadores na Conservatória do Registo Predial de Lousada que, desde outubro de 2024, enfrenta encerramentos sucessivos dada a falta de funcionários”.

“Nelson Oliveira é a pessoa mais bem preparada para dar uma continuidade segura e uma nova energia a Lousada” – Pedro Machado

Já Pedro Machado, o atual presidente da Câmara Municipal local, fez questão de relembrar o trabalho que tem sido feito ao longo dos três mandatos, os projetos diferenciadores que estão em curso, tendo ainda afirmado que “Nelson Oliveira é a pessoa mais bem preparada para dar uma continuidade segura e uma nova energia a Lousada”.