Verdadeiro Olhar

Município de Paredes cancela eventos que envolvam elevado número de população

Foto: Verdadeiro Olhar

O município de Paredes informou que vai cancelar os eventos que envolvam um elevado número de população, tendo suspendido as actividades do Mais Vida Activa, Diabetes em Movimento e do Grupo de Trabalho para a Inclusão, atendendo à evolução do Covid-19 e ao facto destas actividades envolverem população com mais idade.

Em comunicado, o presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida,  destacou que já esta segunda-feira, está agendada para as 14h30, uma reunião do serviço Municipal da Protecção Civil e do Pelouro da Educação e Saúde com a Delegada de Saúde, o presidente do ACES, os agrupamentos de escolas, bombeiros e delegações da Cruz Vermelha para fazer um ponto da situação no concelho de Paredes relativamente à evolução do Covid-19.

Em comunicado, o chefe do executivo informou que a autarquia dispõe desde a semana passada de um Plano de Contingência Coronavirus, estando em estreita articulação com a Delegada de Saúde e a Direcção-Geral de Saúde (DGS).

O autarca esclareceu, também, que qualquer medida adicional a aplicar será comunicada de imediato.

Refira-se que o PSD Paredes, em carta aberta ao presidente da Câmara de Paredes, questionou o executivo municipal acerca do plano de contingência da autarquia, assim como das medidas para prevenção e controlo da infecção/ doença nele previstas.

“O surto de Covid-19, vulgarmente conhecido como coronavírus, está na ordem do dia e o caso não é para menos, sendo neste momento muito provável que a Organização Mundial de Saúde (OMS) venha a declará-la como pandemia. Após ter sido detectado um caso terciário – passagem do vírus de uma primeira pessoa para uma segunda e desta para uma terceira – os especialistas consideram que estamos “a meio caminho” para a disseminação na comunidade. Apesar de Portugal não ser dos países mais afectados, foi na nossa região que surgiram os primeiros casos de pessoas infectadas. Não conhecemos neste momento a existência de casos positivos no nosso concelho, mas é publico o que se está a passar em concelhos vizinhos. São também públicas as medidas que têm sido tomadas nos países mais flagelados, quer em termos de infectados, quer em termos de vítimas a lamentar”, referiu o PSD Paredes, que sustentou estar a acompanhar a evolução deste fenómeno, com natural preocupação.

“Também pretendemos saber que medidas foram, entretanto, postas em prática e se as Juntas de Freguesia, parceiros naturais da Autarquia, foram envolvidas na sua divulgação, tendo em conta a sua proximidade das populações. Urge evitar a propagação deste vírus e para isso todos temos o nosso papel, sobretudo as entidades que nos governam”

No comunicado, o PSD mostrou-se, também, preocupado pelo facto do município não estar a dar a real “atenção” a esta situação.

“No seu site e página das redes sociais, apenas consta a partilha das recomendações da DGS – Direcção-Geral de Saúde. Assim, sem pretender dramatizar nem causar qualquer tipo de alarmismo, o PSD Paredes solicita ao Senhor Presidente de Câmara de Paredes, Dr. Alexandre Almeida, informações acerca do plano de contingência da autarquia, se é que já foi elaborado, assim como das medidas para prevenção e controlo da infecção/ doença nele previstas”, referiram os sociais-democratas.

Na nota, o PSD Paredes questionou o executivo municipal no sentido de saber se as juntas de freguesias foram envolvidas neste processo.

“Também pretendemos saber que medidas foram, entretanto, postas em prática e se as Juntas de Freguesia, parceiros naturais da Autarquia, foram envolvidas na sua divulgação, tendo em conta a sua proximidade das populações. Urge evitar a propagação deste vírus e para isso todos temos o nosso papel, sobretudo as entidades que nos governam.Esperamos que desta vez, e perante uma ameaça deste calibre, o executivo municipal faça pelo menos o mínimo que lhe é exigível. Em casos de ameaças à saúde pública, a assertividade, a pro-actividade e a rapidez na acção e na reacção são fulcrais. Já diz o ditado: “mais vale prevenir do que remediar”, lê-se no comunicado laranja.

 

 

 

Paredes, 8 de março de 2020

 

O Presidente do PSD-Paredes

Ricardo Sousa