Verdadeiro Olhar

Lousadense morreu em acidente com autocarro em França

Quatro portugueses morreram, esta madrugada, num despiste de autocarro, no centro de França. Na viatura, que tinha como destino Genebra, na Suíça, seguiam 32 emigrantes que vieram passar a passagem de ano a Portugal. Um grupo de 13 pessoas é do concelho de Penafiel.

Segundo o Correio da Manhã, entre as vítimas mortais estão três pessoas de Vila Nova de Foz Côa e uma passageira de Lousada, ao contrário das primeiras informações que davam conta de um penafidelense entre as vítimas. Marília Nogueira, de 33 anos, seguia no autocarro com o marido e os dois filhos, que ficaram feridos. O mais novo, de três anos, é um dos feridos graves. A família, natural de Nevogilde, tem residência em Lodares.

Segundo o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, os psicólogos da autarquia já estão em França a dar apoio às vítimas, estando a autarquia a disponibilizar transporte e apoio psicológico aos familiares residentes no concelho.

O acidente terá acontecido por volta das 4h30 (menos uma hora em Lisboa) num troço da RCEA (Estrada Centro Europa e Atlântico), conhecida como “estrada da morte”.

Segundo adiantou à Lusa o prefeito de Saône-et-Loire, Gilbert Payet, o mais provável é que o acidente se tenha devido a “um piso escorregadio, uma perda de controlo devido a uma velocidade pouco adaptada a estas condições de circulação”.

A Câmara Municipal de Penafiel já emitiu um comunicado, na sua página da rede social Facebook, lamentando o acidente. “O município está em contacto com Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e o Consulado Português em Lyon. O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, já manifestou toda a disponibilidade para prestar todo o apoio necessário em função dos dados que se vierem a apurar”, refere a autarquia.

No ano passado, 12 portugueses morreram na mesma estrada, num choque frontal entre uma carrinha e um camião.

 

*Notícia actualizada às 12h00 de 9 de Janeiro com mais informações sobre a vítima mortal