O município de Lousada vai atribuir, esta sexta-feira, as Distinções Honoríficas a pessoas, entidades e associações com relevância no panorama local. A cerimónia vai decorrer, a partir das 18h30, no Auditório Municipal,, com entrada livre.
Vão ser atribuídas Medalhas de Ouro de Mérito Municipal à Associação de Cultura Musical de Lousada e à associação à Jangada Teatro, assim como aos ex-diretores de agrupamentos de escolas do município.
Segundo a autarquia, a Associação de Cultura Musical de Lousada “é uma das coletividades mais representativas do concelho, com a qual os lousadenses se identificam”. Fundada em 1975, em várias freguesias, tem programas de formação musical de frequência gratuita, que vieram a culminar, no ano letivo 1994/95, “no reconhecimento oficial do ensino artístico e consequente criação da Academia de Música, presentemente designada Conservatório do Vale do Sousa, com cursos básicos e secundários em regime articulado até ao 8.º grau, dirigidos atualmente a mais de 400 alunos”.
A Jangada Teatro, companhia profissional criada em 1999 e residente no Auditório Municipal, é “um agente cultural, que contribuiu para o crescimento, consolidação e qualificação da vida cultural do concelho e da região”.
Câmara analtece trabalho de ex-diretores de agrupamentos de escolas do município
Ernestina Sousa “liderou uma missão na vida educativa do concelho, num itinerário iniciado há quase 30 anos, na presidência do Conselho Executivo da EB 2,3 de Lustosa, posteriormente alargada ao ensino secundário e à criação do Agrupamento de Lousada Norte (o primeiro do concelho), até à atualidade”.
Por seu turno, segundo a edilidade, “Luísa Lopes desenvolveu um trabalho na direção do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, desde a presidência da Comissão Instaladora da EB 2,3 de Nevogilde, em 1997, até hoje”.
Orlando Pereira realizou trabalho na direção do Agrupamento de Escolas de Lousada Este, desde a sua criação, em 2002, “numa trajetória de plena valorização da vida académica, social e cultural de milhares de jovens e de qualificação da população”.
A homenagem ao Padre José Ribeiro da Mota é justificada pelo facto de ser “um sacerdote comprometido com as suas comunidades, num exemplo de dedicação e responsabilidade. A sua missão pastoral tornou-se ainda mais patente pela notável e delicada assistência espiritual após o colapso da ponte de Entre-os-Rios, dada a maioria das vítimas e familiares serem seus paroquianos”.
O técnico Abel Ferreira vai ser agraciado pelo facto de ter “um brilhante percurso desportivo”. A autarquia recorda que, na Grécia, orientou o PAOK, tendo-se tornado vice-campeão. No entanto, foi ao serviço do Palmeiras, no Brasil, onde se encontra desde 2020, que “alcançou as maiores proezas, sendo um dos técnicos mais vencedores na história do clube e do país: tricampeonato paulista, bicampeonato brasileiro, Taça do Brasil, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e duas Taças dos Libertadores consecutivas, feito inédito num comando técnico”.
Medalhas de Prata de Mérito Municipal
Outras entidades e personalidades vão ser distinguidas com a Medalhas de Prata de Mérito Municipal. São elas a ACIP, Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social, fundada em 1999, e que tem uma intervenção social no concelho desde 2001, tendo “respostas sociais, através do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e Lar Residencial, assim como serviços especializados” na área da saúde. Em 2015 nasce a Casa da Boavista que integra um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, para 30 jovens e adultos com deficiência ou incapacidade, e um Lar Residencial para 12 pessoas, também com limitações. O projeto da Casa de Louzada, em Nevogilde, uma Estrutura Residencial para 60 Pessoas Idosas, constituiu-se como “a mais recente resposta social na extensão da rede de equipamentos”, frisa a autarquia.
Também Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo, fundada em 1999, vai ser agraciada. Desde 2005 tem participação na Rede Social, na Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente e no NOISI – Núcleo Operacional de Intervenção Social Integrada e colaborado, de forma ativa, como mediadora no projeto de Distribuição de Géneros Alimentares ou de Primeira Necessidade, sendo ainda parceira do Banco Alimentar. O Serviço de Apoio Domiciliário, o Gabinete de Inserção Profissional, em funcionamento desde 2009, e o Centro de Convívio, no âmbito do Movimento Sénior e a creche “Os MagNetinhos da ADASM”, na sequência da candidatura ao programa PARES 2.0, são outras valências que a edilidade enaltece neste seu percurso.
Embora com fundação oficial a 15/12/1982, a Associação Desportiva e Recreativa de Aveleda remonta a 15 de agosto de 1968, numa altura em que a prática desportiva no concelho era ainda bastante incipiente. Na sua história inscreve-se o atletismo, com a realização do Grande Prémio Atavel, em vários escalões etários, cuja 1ª edição, em 1978, “garantiu um êxito prolongado nos anos seguintes, enquanto provas de ciclismo, gincanas de bicicletas e de motorizadas e atividades recreativas que mobilizaram também elevada participação”. No entanto, “foi no futebol que a coletividade alcançou maior projeção, com a construção do campo de jogos, para onde convergiram muitos desafios e amplos sucessos”.
Ainda o Centro Social e Paroquial de Sousela por realizar “uma missão de relevância no combate à pobreza e exclusão e na promoção da dignidade humana e desenvolvimento pessoal e social”, aponta a autarquia. Ali, as pessoas idosas, que estão no seu meio sociofamiliar, são incentivadas a terem relações interpessoais e intergeracionais, com estratégias de autonomia e de autocuidado, prevenção de situações de risco, promoção de um ambiente de segurança física e afetiva e de interação com ambientes estimulantes, par além de criarem “novos contactos sociais que potenciam uma maior integração social”.
Sara Catarina Ribeiro, natural de Lustosa, é uma atleta de alta competição. Após um conjunto de vitórias em competições regionais e lugares no pódio em provas nacionais, tornou-se campeã nacional Sub-23 de Pista ao Ar Livre, de 3.000 metros e de Corta-Mato Curto, proeza que repetiu como sénior já em 2015, após sagrar-se campeã nacional de 3.000 metros em Pista Coberta. Em 2019 foi Campeã Nacional de Estrada e marcou presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, disputados em 2021. Finalmente, em 2023 e 2024, foi campeã nacional dos 10.000 metros.