Lousada recebe mais uma edição das Jornadas da Educação, que vão incidir sobre a natureza e a tecnologia”. O encontro está marcado para quinta e sexta-feira, no Auditório Municipal local, numa organização conjunta do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Sousa Nascente e do Município.
Durante os dois dias vão ser apresentados temas como “O conhecimento: Pilar da Democracia”, por Alexandre Quintanilha. Vão ainda ser tratadas matérias como “Brincar: o risco de não arriscar”, “Entre o silencia das árvores e o ruído dos dados: inteligência artificial, pensamento crítico e o futuro da aprendizagem”. António Augusto Silva, vereador da Educação, encerra os trabalhos da manhã.
A tarde vai ser dedicada às oficinas temáticas de “Geologia Urbana de Lousada”, “Jardins Históricos”, “O Judo de Jogoro Kano”, “Segurança na Escola e em eventos escolares”, “Património Local – Na Linha do Tempo”, “A urgência da criatividade (nos contextos educativos contemporâneos” e “Brincar, jogar e exterior”.
Na tarde de dia 5, sexta-feira, têm seguimento algumas oficinas temáticas da véspera e vão ser incluídas outras, como “O dIAbo da Inteligência Artificial VS a Angelical Inteligência Natural na Educação”, “O ensino Montessori e os seus desafios na Educação pública” e “Terapia assistida por animais na educação inclusiva”.
Os destinatários deste evento são os docentes dos quatro agrupamentos de escolas do concelho.
As sessões são presenciais e acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para pessoal docente como formação contínua de 13 horas.