O Dia Mundial dos Rios assinala-se a 29 de setembro e Lousada associa-se com diversas atividades promovidas pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental e pelo Município local.
Assim, até dia 10 de setembro, na Casa das Videiras vai realizar-se o Curso de Monitores do Projeto Rios, que pretende ser uma formação intensiva para quem quer interpretar, cuidar e restaurar os ecossistemas ribeirinhos da região.
No dia 19 de setembro, sexta-feira, vai ter lugar o Encontro de Grupos do Projeto Rios, na Biblioteca Municipal de Lousada. O objetivo passa por partilhar experiências, apresentar resultados e reforçar a rede que protege os ecossistemas ribeirinhos.
No dia seguinte, 20 de setembro, vai realizar-se o Festival dos Rios, no Parque Molinológico e Florestal do Sousa. Esta é uma celebração comunitária com oficinas, saídas de campo e visitas guiadas que aproximam gerações e comunidades dos ecossistemas ribeirinhos conjuntamente com as entidades de proteção e salvaguarda das linhas de água, nomeadamente a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Águas do Norte.
Para os três eventos é necessária inscrição, que será gratuita, mas sujeita às vagas disponíveis e que pode ser feita na página da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior