A coligação “Lousada no Coração”, que inclui o PSD, o CDS e a Iniciativa Liberal (IL) apresentou o programa eleitoral, assim como os candidatos às Juntas de Freguesia, na Praça das Pocinhas, num discurso que incidiu na Educação, nos custos da água, nos apoio aos mais velhos e no emprego.
Leonel Vieira é o principal rosto desta candidatura, tendo pedido aos presentes a vitória nas eleições marcadas para o dia 12 de outubro.
Sobre as prioridades para Lousada, destacou que “a escola não pode promover desigualdades”, por isso anunciou que as refeições escolares vão passar a ser gratuitas para todos os alunos, desde o pré-escolar ao secundário. Já para o ensino superior, o objetivo passa por “duplicar o número de bolsas de estudos a estudantes universitários nas licenciaturas e mestrados”.
A fatura da água também faz parte do caderno de encargos do social-democrata que afirma que a autarquia tem condições para baixar o valor da fatura da água, o que será feito caso ganhe as eleições, não só junto das famílias, mas também das associações, coletividades e IPSS, porque “uma das maiores despesas de um agregado familiar ou de uma empresa é a conta da água”.
Já para os mais velhos, a aposta passa por “promover a construção de centros de convívio em todas as freguesias”, assim como reforçar “a construção de lares” e “implementar uma verdadeira rede de apoio domiciliário”.
O cabeça-de-lista rejeitou a ideia de “um concelho dormitório do Vale do Sousa e da Área Metropolitana do Porto”, e prometeu fixar os jovens no município, através do reforço da “construção de áreas de acolhimento industrial para reter empresas em novas áreas de negócio”, porque “um município que não trata bem os seus jovens não tem grande futuro”, frisou.
O encontro de Leonel Vieira com a população serviu ainda para dar a conhecer os rostos dos candidatos às Juntas e Uniões de freguesia de Lousada.
Pedro Oliveira é o candidato escolhidos para Barrosas (Santo Estêvão)
Pedro Oliveira é o candidato à Junta de Freguesia de Barrosas Santo Estêvão pela coligação “Lousada no Coração”, apresentando-se com um compromisso de “proximidade e desenvolvimento para a freguesia”.

Foi o “amor à terra” e a “convicção de que é possível fazer mais e melhor, com dedicação, visão e sentido de responsabilidade” que o levaram a aceitar este desafio. Consigo diz ter uma equipa “competente, unida e com provas dadas”, onde muitos dos elementos já integraram anteriores listas autárquicas, o que se traduz em “experiência e conhecimento das dinâmicas locais”.
Entre as prioridades apresentadas, Pedro Oliveira destacou “a valorização do território, nomeadamente o património natural, cultural e turístico da freguesia, e a criação de condições que promovam uma melhor qualidade de vida para todos: “queremos apostar nos serviços, nos jovens, nos seniores e em tudo o que faz de uma freguesia um bom lugar para viver, trabalhar e crescer com dignidade.”
Ana Leite, candidata a Vilar do Torno e Alentém
Ana Leite candidata-se à presidência da Junta de Vilar do Torno e Alentém, assumindo o compromisso de uma “liderança próxima, transparente e focada nas pessoas”.

Natural desta freguesia, Ana Leite diz conhecer de perto os desafios que a população enfrenta, acreditando no seu potencial. Por isso, a sua candidatura nasceu da “vontade de fazer diferente e fazer melhor, com humildade, responsabilidade e compromisso com todos os vilarenses”.
Entre as suas prioridades estão a “valorização das pessoas e a construção de uma freguesia mais viva, cuidada, solidária e participativa”. A candidata disse ainda que quer “reforçar o apoio aos mais jovens e aos idosos, dinamizar a cultura local e valorizar o património, promovendo também uma freguesia moderna, que acompanhe as mudanças e aposte no progresso”.
Telmo Magalhães, Macieira
Telmo Magalhães é o rosto da Coligação PSD-CDS-IL por Macieira, de onde é natural. “Esta terra deu-me muito, agora chegou o momento de retribuir”, frisou o candidato que se apresenta com uma proposta de “mudança, com verdade, dedicação e ação, apostando numa liderança participativa e próxima”, porque quer “fazer a diferença”.

Entre os principais objetivos que traçou para a freguesia estão a sua “dinamização, o reforço da solidariedade e a valorização de todos os cidadãos, dos mais jovens aos mais seniores”. O candidato comprometeu-se a dar “voz a toda a comunidade” e “criar condições para um futuro com mais oportunidades para as novas gerações”.