Verdadeiro Olhar

Leonel Vieira quer criar Carta Desportiva no concelho

Leonel Vieira reuniu, esta semana, com elementos de associações locais, a maior parte delas ligadas ao desporto, com o objectivo de conhecer as suas preocupações e projectos.

Segundo nota de imprensa da Coligação Lousada Viva, o objectivo do candidato à Câmara Municipal de Lousada é desenvolver um trabalho de parceria com estas instituições que “desempenham um papel social insubstituível, dinamizador da sociedade”.

O candidato quer criar uma Carta Desportiva, um “documento orientador e regulador das políticas, equipamentos e apoios técnicos e financeiros ao desporto, onde, entre outros aspectos, se estabelecerá com clareza a distinção entre o desporto de competição, a formação e o lazer, critério importante aquando da atribuição de subsídios. “Os objectivos e os projectos devem implicar apoios diferenciados”, sustenta Leonel Vieira.

“Apesar de manifestarem necessidades diferentes, relativamente aos apoios financeiros, todos os dirigentes concordaram que existem alturas de maiores dificuldades e que o facto de aguardarem meses para receberem um subsídio, por vezes, coloca em causa o início da época desportiva. Leonel Vieira defendeu que os apoios ordinários devem estar claramente calendarizados para evitar a angústia da espera sem data e avançou que, caso lidere o executivo camarário, para além dos exames médicos e dos seguros, o município irá também pagar as inscrições dos atletas em formação”, refere nota de imprensa.

O candidato adiantou ainda que pretende criar um Gabinete de Apoio Técnico ao desporto e ao associativismo, dar apoio logístico e técnico, criar uma Casa das Associações e requalificar e modernizar equipamentos desportivos.