Publicidade

O projeto “Lavandaria Social”, da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde (ADICE), em Valongo, é um dos vencedores dos ‘Prémios Ao Valor Social’, da Fundação Moeve, foi anunciado hoje, durante uma cerimónia realizada na Fundação Gil, em Lisboa

São 70 mil euros que a empresa internacional distribuiu por três iniciativas nacionais que, para além da Lavandaria Social da ADICE, se incluem o “Vitória, Vitória… vai começar mais uma história!”, da Nuvem Vitória, e “À Descoberta dos Sentidos”, da Associação de Beneficência e Refúgio Aboim Ascensão (ABRAA). A Moeve justifica que todas estas iniciativas representam um “elevado impacto social”, acrescentado que estão em causa “projetos sem fins lucrativos implementados em Portugal e que contribuem para a inclusão, dignidade e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade”.

Ermesinde vai ter lavandaria com preços sociais para toda a comunidade

O projeto da instituição de Ermesinde, presidida por Trindade Vale e que nasceu há 25 anos, visa “criar novos postos de trabalho e promover competências profissionais e pessoais, junto de pessoas em situação de vulnerabilidade, ou seja, com deficiência, incapacidade ou dificuldades de acesso ao mercado laboral”. Tudo isto, funcionará num espaço que vai oferecer serviços à comunidade, a preços sociais. A ideia também inclui a valência de formação, aprendizagem e inclusão ativa, sustentadas em práticas ambientais responsáveis, explica ainda a Fundação, sobre o projeto da ADICE.

De acordo com Cláudia Soares-Mendes, diretora de Marketing, Comunicação e Clientes da Moeve, em Portugal, estas distinções refletem o compromisso de “apoiar organizações que transformam realidades todos os dias, reforçando o propósito de contribuir para comunidades mais justas, humanas e solidárias”.

Assim, “os projetos distinguidos este ano são um exemplo claro do impacto que queremos promover”, sustentou Cláudia Soares, citada na mesma nota de imprensa.

No mesmo âmbito, foi então distinguida a Nuvem Vitória, que opera em unidades hospitalares do país. Designada de “Vitória, Vitória… vai começar mais uma história!”, a ideia passa por “promover o bem-estar de crianças hospitalizadas, através da leitura de histórias antes de dormir”. Para isso, o projeto envolve o recrutamento e capacitação de 140 voluntários que levem, diariamente, “conforto emocional, redução de ansiedade e melhoria da qualidade do sono a crianças internadas no IPO do Porto e na ULS Gaia-Espinho”. Para a Moeve, este projeto “atua num momento crucial do dia, contribuindo para a humanização dos serviços de pediatria e ajudando crianças e cuidadores a enfrentar o ambiente hospitalar com mais segurança e tranquilidade”.

Já a iniciativa “À Descoberta dos Sentidos” pretende renovar e equipar uma sala terapêutica, do Centro de Acolhimento Temporário da associação, com tecnologia Snoezelen e materiais de Integração Sensorial, de forma a “proporcionar um ambiente seguro, imersivo e multissensorial que apoie o desenvolvimento emocional, motor e cognitivo das crianças dos 0 aos 6 anos que ali residem”. Muitas são vítimas de trauma, negligência ou contextos familiares de risco e, ali, crianças em situação vulnerável podem viver “momentos de estabilidade, bem-estar e cura emocional”.

Fundação Moeve já entregou mais de 5,6 milhões de euros a 114 mil instituições

Em Portugal, entre 2009 e 2025, a Fundação Moeve já apoiou 70 associações, num total de mais de 830 mil euros, sendo que nestas 17 edições concorreram 989 projetos. Este ano foram rececionados 72.

A nível global, já que a Fundação opera também em Espanha, por exemplo, entre 2005 a 2025, foarm apresentados 5 883 projetos, 527 foram apoiados, num investimento total de 5,63 milhões de euros e mais de 114 mil beneficiários diretos.

Moeve é uma empresa “comprometida com a energia e mobilidade sustentáveis”

A Moeve é uma empresa internacional, com mais de 11 000 colaboradores, afirmando-se “comprometida com a energia e a mobilidade sustentáveis”. Neste contexto, pretende ser “um dos motores da transição energética na Europa e acelerar a sua descarbonização e a dos seus clientes”, lê-se na nota.

Há mais de 90 anos no setor da energia (como Cepsa), em outubro de 2024 lançou a sua nova marca, Moeve, que reflete a “aceleração da sua transformação para liderar a produção de energias sustentáveis baseadas em moléculas verdes, como o hidrogénio verde e os biocombustíveis de segunda geração, e a produção de produtos químicos sustentáveis”.

A empresa está também a desenvolver uma extensa rede de carregamento elétrico ultrarrápido em Portugal e Espanha para impulsionar a mobilidade sustentável.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here