Verdadeiro Olhar

Já são conhecidos os vencedores do Fundo Lousada Sustentável

Foram divulgados os projectos vencedores do Fundo Lousada Sustentável, que serão apoiados no próximo ano lectivo.

No primeiro ciclo, conquistou o prémio o projecto “Escola amiga das plantas e dos Agricultores por um ano”, coordenados pelas professoras Manuela Rocha (EB Nespereira) e Filomena Lopes (EB Figueiras). Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao projecto “Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar”, coordenado pela professora do Centro Escolar de Macieira Isabel Brochado.

Já no segundo ciclo, venceram os projectos “Escola Sustentável” e “Narrativas de Viagem”, liderados pelas professoras Maria do Céu Belarmino (EB Lousada Centro) e Irene Ferreira (AE Lousada Este). A menção honrosa foi atribuída ao projecto “Recuperação do aquário da entrada da escola”, coordenado pelo professor da EBS Lustosa Hélder Cimodera.

O terceiro ciclo teve como projectos vencedores “Valorização de resíduos – Economia circular” e “Construção de uma estufa”, liderados pelas professoras Ana Isabel Morais (EB Lousada Centro) e Gracinda Almeida (EBS Lustosa).

O tema “Devolver à Terra o que é da Terra”, apresentado a título individual por Rafael Medo, da ES Lousada, recebeu uma menção honrosa.

“Caracterização e valorização das Vinhas do Enforcado do Município de Lousada” e “Lousada Sem Filtros”, das alunas Cláudia Silva (Universidade de Lisboa) e Juliana Pereira  (Universidade Aberta), foram os temas vencedores a nível universitário. Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao grupo “Os Maioriais”, liderado por Rui Sousa, pelo tema “Lousada Renovável”.

A cerimónia de entrega de prémios será dia 10 de Setembro, pelas 14h00, segundo informa a autarquia.

Os prémios monetários variam entre os 250 e os 1250 euros.

As candidaturas, abertas a estudantes desde o primeiro ano do ensino básico até ao nível de mestrado, no ensino superior (que podem ser ou não residentes em Lousada), decorreram até 9 de Junho.

O júri é constituído por representantes do município, de uma instituição de ensino superior e de uma Organização Não Governamental cujo âmbito de actuação seja a Educação Ambiental e a Conservação da Natureza.

A iniciativa, que tem como finalidade incentivar a cultura científica e a participação das crianças e jovens nas questões da sustentabilidade, realiza-se desde 2016.