Verdadeiro Olhar

Já arrancou concurso público para projeto da nova linha de comboio do Vale do Sousa

Autarca de Paços de Ferreira marcou presença conferência intitulada "A Linha de Alta Velocidade Porto/Madrid via Trás-os-Montes, Castilla y León"

Arrancou esta semana o concurso público para o projeto da nova linha de comboio do Vale do Sousa, uma ferrovia de 36,7 quilómetros, que colocará a cidade de Felgueiras a menos de uma hora do Porto e que terá sete estações intermédias, nos concelhos de Paredes, Paços de Ferreira e Felgueiras.

O percurso começa a sudeste da estação de Valongo, na proximidade do Terminal de São Martinho do Campo, ao quilómetro 19,6 da Linha do Douro. Até Felgueiras, a nova Linha do Vale do Sousa prevê a construção das estações de Gandra 2, Rebordosa, Lordelo, Paços de Ferreira, Freamunde 2, Lousada 2 e Longra, como é especificado no caderno de encargos da Infraestruturas de Portugal (IP), que gere e administra as ferrovias e rodovias em Portugal.

A Linha do Vale do Sousa permitirá uma viagem de comboio de Lousada, Paços de Ferreira e de Lordelo, de “46, 39 e 35 minutos”, respetivamente. O tempo total de deslocação na linha do Vale do Sousa será de 36 minutos.

Já a viagem entre Felgueiras e Porto-Campanhã vai fazer-se em 57 minutos, sem transbordos, o que quer dizer que é inferior ao percurso feito de carro e que, em hora de ponta, chega a demorar mais de uma hora.

A nova linha terá uma via única, exclusivamente para serviço de passageiros e com comboios suburbanos, sendo que a velocidade máxima do novo troço será de 140 quilómetros por hora, durante uma extensão de 24,8 quilómetros, ou seja, mais de metade do percurso.

Para que seja possível o cruzamento de comboios, a nova linha infraestrutura terá um segmento de duas vias entre Lousada 2 e Longra, onde será instalado um desvio ativo com dois a 2,5 quilómetros de comprimento, o que vai permitir “a circulação de comboios a cada 30 minutos em cada sentido” em horas de ponta, revela ainda o documento.

Até ao final deste mês, a IP vai receber propostas para elaboração do projeto, sendo que, depois, a empresa vencedora terá cerca de dez meses para o fazer e que terá um preço base de 490 mil euros.

Refira-se que, este projetose inclui no Programa Nacional de Investimento 2030.

Esta semana, o autarca de Paços de Ferreira assistiu a uma conferência intitulada “A Linha de Alta Velocidade Porto/Madrid via Trás-os-Montes, Castilla y León”, promovida pela Associação Vale d’Ouro, e que decorreu na Câmara Municipal do Porto.

Neste encontro participaram diversas personalidades, entre as quais, Francisco Assis, presidente do conselho Económico e Social e Rui Moreira, autarca do Porto. Também estiveram presentes deputados da Assembleia da República e especialistas em mobilidade ferroviária.

Esta conferência ocorreu no dia em que foi publicado em Diário da República o concurso público para este projeto da nova linha.