Verdadeiro Olhar

Inaugurada via que perpetua António Barbosa de Melo em Penafiel num “acto de justiça”

No âmbito das cerimónias do 3 de Março, foi, ontem, inaugurada, na cidade de Penafiel, a Avenida Professor Dr. António Barbosa de Melo, que dá nome à até agora designada variante do Cavalum.

Foi uma proposta da Junta da Freguesia de Penafiel, validada pela Comissão Municipal de Toponímia e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

“Perpetuar o nome do professor Dr. António Barbosa de Melo atribuindo-o a uma avenida da nossa cidade é um acto da maior justiça. Que o seu nome fique a pertencer a uma avenida ansiada há décadas pelos penafidelenses, que tem inicio numa zona de expansão da cidade e que liga equipamentos dedicados à cultura (o Ponto C e a Biblioteca) e termina na Praça da República, é uma coincidência feliz”, afirmou o presidente da Câmara de Penafiel.

“O Professor Dr. António Barbosa de Melo foi um dos mais notáveis penafidelenses da sua geração, foi um estadista cujo nome ficará indelevelmente ligado à fundação da Democracia e do Estado de Direito, admirado e respeitado pelos seus pares da academia, considerado pelos seus co-religionários e adversários na vida política, ocupou dos mais altos cargos da nação sem nunca esquecer a sua Lagares Natal. E depois de um percurso de vida notável, ainda se disponibilizou para servir a sua terra como deputado à Assembleia Municipal, numa manifestação de humildade excepcional”, acrescentou Antonino de Sousa, no discurso proferido.

António Barbosa de Melo faleceu em 2016, aos 83 anos, em Coimbra. Natural de Lagares, foi presidente da Assembleia da República entre Novembro de 1991 e Novembro de 1995.

Investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Barbosa de Melo nasceu a 2 de Novembro de 1932, na Casa da Cruz Coberta, em Lagares. Estudou na Escola Masculina de Lagares, seguindo-se o Colégio Brotero (Foz do Douro) e o Liceu D. Manuel ll. Em 1954, matriculou-se na Faculdade de Direito de Coimbra. Formou-se e tirou o curso complementar de Ciências Político-Económicas.

Em termos políticos, foi um dos fundadores do PSD e fez parte da comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte (entre Junho e Agosto de 1974), sendo deputado do mesmo órgão entre 1975 e 1976. Foi também deputado à Assembleia da República entre 1976 e 1977 e 1991 e 1999.

Entre 1991 e 1995 foi também presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura. O penafidelense foi ainda membro do Conselho de Estado.

Em termos locais, integrou a Assembleia Municipal de Penafiel de 1994 a 2004 e de 2001 a 2004.