A dupla nortenha formada por Herlander Araújo, natural de Lousada, e Tiago Magalhães, de Paredes, inicia, esta semana, um novo e ambicioso projeto desportivo, com vista à participação na próxima edição do Rali Dakar, agendado para os dias 3 a 17 de janeiro de 2026, com partida e chegada em Yanbu, nas margens do Mar Vermelho, na Arábia Saudita.
Com um percurso total de aproximadamente 8.000 km, dos quais 5.000 são cronometrados, a dupla portuguesa promete “representar com orgulho os seus municípios, levando consigo as cores de Portugal e das suas origens”.

O projeto, agora oficialmente apresentado, marca também a estreia da dupla com o competitivo Polaris RZR Pro R, preparado e assistido pela Old Friends Rally Team, estrutura que assegurará todo o apoio técnico e logístico ao longo desta caminhada.
Com esta nova etapa, Herlander e Tiago deixam para trás o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), onde ocupavam o 4.º lugar, na categoria T4, para se concentrarem totalmente na preparação da estreia no maior rali do mundo, revela a assessoria dos corredores.
Ambos dizem estar “muito motivados este novo projeto”, garantindo que vão “concentrar todos os esforços e reunir as parcerias necessárias para chegarem ao Dakar na melhor forma possível”.

Herlander Araújo conta que ambos acreditam “no potencial do Polaris RZR Pro R e na experiência da nossa equipa. Até lá, vamos focar-nos em conhecer bem o carro e preparar cada desafio com os pés bem assentes na terra”.
“Será uma viagem repleta de adrenalina, paisagens de cortar a respiração”
Já o navegador Tiago Magalhães sublinha que “é um orgulho” dar conta desta participação no Dakar 2026, acrescentando que “será uma viagem repleta de adrenalina, paisagens de cortar a respiração”, para além da parceria que diz querer viver ao lado do Herlander Araújo.
A estreia competitiva com o novo Polaris está marcada para a mítica Baja Aragón, que decorrerá em Espanha, entre os dias 25 e 27 de julho, e servirá como primeiro teste à nova máquina.
A temporada internacional continua depois com a participação nas duas últimas provas do Mundial, o BP Ultimate Rally Raid Portugal, marcado para setembro, e o Rally du Maroc, em outubro. sendo que ambas são etapas decisivas para ganhar ritmo e experiência rumo ao maior desafio de todos que é o Rali Dakar do próximo ano.