Verdadeiro Olhar

Há 11 produtores de Paredes já inscritos em concurso de hortícolas gigantes

Já há 11 produtores de Paredes, nomeadamente das freguesias de Aguiar de Sousa, Duas Igrejas, Baltar, Louredo, Gandra e Sobreira, inscritos no primeiro concurso Internacional de Hortícolas Gigantes de Paredes “O Maior da Minha Aldeia”. Vão também participar produtores oriundos das regiões do Algarve e Alentejo e produtores agrícolas espanhóis, adianta a autarquia.

As inscrições ainda estão a decorrer, até 8 de Setembro, através de formulário disponível no site do município.

O concurso e uma feira agrícola, organizados pela Câmara de Paredes, acontecem a 21 e 22 de Setembro, no Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.

Na competição serão premiados os produtos hortofrutícolas de maior dimensão, sendo esperadas sobretudo abóboras, melancias e melões. “Os três exemplares mais pesados de abóbora candidatam-se, desta forma, a prémios de 1000, 500 e 200 euros e os concorrentes que apresentarem os maiores exemplares de melancia e melão são premiados com 500, 200, 100 de euros”, explica a Câmara.

A mesma fonte adianta que o concurso foi admitido na associação norte-americana “Great Pumpkin Commonwealth”, o que confere maior credibilidade ao primeiro evento internacional dedicado aos hortícolas gigantes a realizar em Portugal.

“O Maior da Minha Aldeia” está integrado no projecto “CÁ PAREDES”, programa de desenvolvimento estratégico da zona sul do concelho, que visa o crescimento económico, desenvolvimento social e a valorização ambiental, agro-alimentar turística do território composto pelas freguesias de Aguiar de Sousa, Cete, Parada de Todeia, Recarei e Sobreira.